O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já passou e alguns comemoram que a prova estava bem bolada e outros acharam que “estavam doutrinando as pessoas para ser comunistas”. Ignorando esta guerrinha da direita x esquerda que parece um Flamengo x Vasco dos tempos contemporâneos, a prova deste ano foi bastante plural, realmente tinha mais coisas para pensar do que aquela velha decoreba de vestibular e abordou todos os assuntos de utilidade pública.
Sobre a redação? A violência contra mulher ainda é um assunto persistente e de utilidade pública, principalmente quando sabemos que os casos de estupro no Rio Grande do Norte cresceu 8,7% em 2014. Sim, violência contra a mulher não é só agressão física, vai muito além disso. Falaremos isto a posteriori, quando publicar minha versão da redação 2015 do Enem.
Mas, o que os entrevistados do Brechando acharam deste Enem? Nós voltamos a conversar com alguns deles e falaram a sua opinião:
Sarah Vasconcelos, 15 anos
Eu achava que a prova seria mais difícil e teria bastante problema em fazer, mas realmente foi bem mais simples do que imaginava, apesar de estar apenas no 1º ano do Ensino Médio. Não sei te responder qual prova que eu tive mais dificuldade, pois eu achei que o nível estava igual para todas as áreas.
Tatiana Andrade, 17 anos
Eu achei mais difícil do que imaginava, principalmente na parte de Química. Tava infernal! Aliás, toda a prova de Ciências da Natureza. Todo mundo ficou reclamando do nível de dificuldade. Mesmo sendo mais difícil, acho que consegui acertar um número legal de questões. Sobre o tema da redação? Foi lindo, apesar de ficar retardando na hora de fazer o texto. Foi mais difícil, porém dava para fazer.
Raphael Ribeiro, 16 anos
Acho que até que saí bem. Este foi o meu primeiro Enem e fiz só como um teste mesmo. Não era aquilo que o povo falava. Como no ano que vem vou estar no 3º ano do Ensino Médio, eu vou me dar melhor nas provas.
Deixe um comentário