Compartilhe :

O Brechando assistiu uma das exposições da Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte, que abriu as portas em dezembro de 2021 após anos fechada por conta de uma reforma que nunca terminara. Pouca gente sabe que este é o local que armazena as principais obras de arte do Governo Estadual, além de que já foi sede da administração estadual até o ano de 1995.

 

Por isso, hoje, o terceiro episódio do Podbrechar vai falar um pouco da Pinacoteca do Estado e como está o seu estado de conservação. Lembrando que o podcast faz parte do edital do Sesc de Pluralidade das Artes. Serão oito episódios contando um pouco mais dos prédios que fazem parte da cultura de Natal. 

 

Ao adentrar a Pinacoteca percebemos a grandiosidade do prédio, imaginei logo como seria as festas do Governo no início da República e como eram despachados os documentos. A entrada dá para um grande saguão com uma escada de madeira tradicional, iluminada por um grande lustre de cristal, além de salas na lateral que davam para as exposições. Nos fundos havia o jardim com árvores nativas e esculturas da coleção. 

 

Para acessibilidade, havia um elevador para pessoas com mobilidade reduzida e também piso tátil para pessoas que tem problemas de visão. 

 

Confira mais um episódio do Podbrechar:

Além disso, confira a história de Ciro Fernandes, um dos artistas que achamos na exposição e um pouco das fotos internas da Pinacoteca Potiguar.