Episódio 7 Coluna Capitolina
Compartilhe:

Lembra que falei que tem dois prédios históricos que não conseguimos entrar? Um deles é o Museu Café Filho. Neste sétimo e penúltimo episódio da primeira temporada do Podbrechar vamos falar do segundo prédio que estava fechado. A visita aconteceu numa tarde de fevereiro. Além disso, quase não tem muitas informações daquele local. De longe, a gente pensa que aquela casa entre a Pinacoteca do Estado e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação é apenas um local que já foi utilizado como moradia. Mas, poucas pessoas sabem que esta simples casa do estilo neoclássico armazena importantes artigos históricos da cidade. 

Estou falando simplesmente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, assunto do nosso sétimo episódio. O prédio foi construído para abrigar o próprio Instituto em 1906, uso que permanece até os dias de hoje, apesar de já ter sido utilizado pelo Supremo Tribunal de Justiça do Estado.  Vale lembrar que o Podbrechar é um podcast patrocinado pelo edital SESC Cultural 2022  na categoria de Pluralidade das Artes. Dito isto, vamos começar o sétimo episódio. 

De acordo com o site do IHGRN, sigla da instituição, o prédio foi fundado em 29 de março de 1902. A casa onde fica o museu também é conhecida como “Casa da Memória”. Além da Pinacoteca e a antiga Catedral Metropolitana, fica do lado do Memorial Câmara Cascudo, a Praça André de Albuquerque, a Praça João Maria e a Igreja do Galo.  A sua entrada se dá pela Rua da Conceição, também lembrada pelos historiadores como a primeira rua criada na capital potiguar.

Outros oito estados já haviam instituído os seus e o modelo maior, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro já existia desde 1838. No entanto, não há uma filiação entre as casas.  Simplesmente são instituições de direito privado e fins públicos, ofertando espaço para visitação, franqueando o acervo para pesquisa.

E assim foi desde o princípio, conservando sob sua tutela artefatos, documentos e livros relativos à história e cultura do Rio Grande do Norte.

Um de seus membros fundadores está Alberto Maranhão, Henrique Castriciano, Tavares de Lyra, Manuel Dantas e entre outros. 

Agora, portanto, você vai escutar o sétimo e penúltimo episódio do Podbrechar. 

Mas, por que se encontra fechado o Instituto Histórico? No dia que a visitamos, ela estava funcionando apenas as suas atividades administrativas durante a manhã. Sim, ela só funciona durante a manhã, das 08 às 12 horas e para agendar uma visita em grupo de 10 pessoas, precisa enviar o e-mail para contato@ihgrn.org.br.

Se quiser saber mais de informações, o brechando.com/podbrechar vai ter matérias exclusivas sobre a Coluna Capitolina e o Pelourinho. 

Foi tombado em 1984 pela Fundação José Augusto (FJA) e também pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  E é isso, o sétimo episódio do Podbrechar, que está na reta final e o último episódio a gente falará da Casa da Ribeira. Esperamos vocês lá. Até a próxima.