Brechando/Cidades / Onde ficava o cine Polytheama?

Onde ficava o cine Polytheama?

Os prédios onde atualmente o Datanorte e alguns bares da Ribeira guardam uma história oculta aos olhos nus. Antigamente já foram grandes e bonitos casarões. Um deles estava o primeiro cinema de Natal, Polytheama, que funcionou durante a década de 20. A empresa pertencia a uma rede que tinha em várias cidades brasileiras. A paulista Jundiaí,…

Compartilhe:

Os prédios onde atualmente o Datanorte e alguns bares da Ribeira guardam uma história oculta aos olhos nus. Antigamente já foram grandes e bonitos casarões. Um deles estava o primeiro cinema de Natal, Polytheama, que funcionou durante a década de 20. A empresa pertencia a uma rede que tinha em várias cidades brasileiras. A paulista Jundiaí, por exemplo, transformou seu Polytheama em um teatro.

O cinema exibia filmes vindos do Rio de Janeiro que eram importados pelas Companhias norte-americanas que montaram sucursal na então capital do Brasil. O local foi inaugurado pelos idos de 1915, na Rua Chile. Porém, os filmes demoravam a chegar pela falta de produção suficiente.

Naquela mesma época, o Teatro Alberto Maranhão, ainda chamado de Carlos Gomes, também exibia filmes.

Entrada do Cine Polytheama
Entrada do Cine Polytheama

Além disso, o Poly exibia o Cine-Jornal, onde se filmava os principais acontecimentos do Rio Grande do Norte daquele tempo, conforme um cartaz exibido naquela época:

dsc07567 (1)
Foto: Tok de História

Depois se mudou para um prédio bem maior, com duas portas arcadas, quatro janela e arejado na Praça Augusto Severo, com sorveterias para os seus clientes, servindo taças de sorvete e picolés de diversos sabores. Tanto que muitos natalenses chamavam essas sobremesas de “Poly”. O local era um grande encontro dos natalenses, eles se vestiam como se fosse para um grande baile. Mulheres com os vestidos mais finos e homens de terno, gravata e chapéu. .

As sessões eram bem mais concorridas aos finais de sábado e domingo. Porém, tinha aqueles que preferiam assistir, também, às quartas-feiras.

Com a chegada de novos cinemas da cidade e das dificuldades de exibir filmes naquela época, o primeiro cinema fechou as portas e o espaço daquela Praça Augusto Severo foi se modificando ao longo dos anos. Apesar das modificações existentes, o Polytheama ainda estará guardado nas mentes dos natalenses.

Quer saber aonde ficava? Veja esta imagem a seguir:

Era nesta casa verde onde funcionava o cinema
Era nesta casa verde onde funcionava o cinema
Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus