Brechando/Cidades / Agora podemos ligar interurbano de graça nos orelhões

Agora podemos ligar interurbano de graça nos orelhões

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta semana que alguns estados brasileiros poderão fazer ligações interurbanas do orelhão da Oi de um telefone fixo de graça. Além do Rio Grande do Norte, os estados Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e…

Compartilhe:

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta semana que alguns estados brasileiros poderão fazer ligações interurbanas do orelhão da Oi de um telefone fixo de graça. Além do Rio Grande do Norte, os estados Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina também liberaram.

Desde abril deste ano já é possível fazer ligação local de forma gratuita (funciona, já testei) e a partir de abril de 2016 será possível fazer ligação para telefone móvel e, em outubro do ano que vem, interurbano para celular também será de graça.

A determinação foi imposta pela Anatel porque a Oi não está disponibilizando o patamar mínimo de equipamentos em condições de uso nesses estados. De acordo com a agência, pela mesma razão, as chamadas locais de orelhões da Oi para telefones fixos já vinham sendo feitas de forma gratuita em 15 estados desde abril deste ano. Destes, apenas Sergipe resolveu o problema, e foi retirado da lista.

Além disso, 90% dos orelhões disponibilizados pela Oi nos estados têm que estar em condições de uso. Em locais onde não há oferta de telefonia fixa, o patamar mínimo é de 95%. A cada 1 mil habitantes, é preciso manter em operação quatro orelhões.

A Oi, porém, informou em nota que cumpre a determinação da Anatel de conceder a gratuidade em chamadas locais e de longa distância nacional para telefones fixos, feitas a partir de sua rede de telefonia pública nos estados indicados pela agência reguladora.

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus