Brechando/Utilidade Pública / Sabia que Natal é a quarta capital mais violenta do país?

Sabia que Natal é a quarta capital mais violenta do país?

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou, nesta semana, os dados sobre a violência urbana nas capitais brasileiras. Natal é a quarta cidade mais violenta do país, perdendo apenas para Fortaleza, Maceió e São Luís. Em 2014, a capital potiguar registrou a quarta maior taxa de homicídios do país. A cada grupo de 100 mil…

Compartilhe:

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou, nesta semana, os dados sobre a violência urbana nas capitais brasileiras. Natal é a quarta cidade mais violenta do país, perdendo apenas para Fortaleza, Maceió e São Luís. Em 2014, a capital potiguar registrou a quarta maior taxa de homicídios do país. A cada grupo de 100 mil habitantes, 65,9 pessoas foram assassinadas.

De acordo com o anuário, houve 15.932 mortes decorrentes de crimes violentos intencionais, que incluem homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios, nas 27 capitais no ano passado. Em Natal, por exemplo, a média desses crimes foi 33 para cada 100 mil habitantes. Eles também apontaram que 536 pessoas foram vítimas de homicídio doloso.

São Paulo foi a capital que menos registrou homicídios em 2014, com taxa de 11,4 mortes para cada 100 mil habitantes.

Apesar dos resultados, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), apontou que, neste ano, os assassinatos em Natal reduziram 15,6% em relação ao mesmo período do ano passado em decorrência da ampliação do policiamento ostensivo.

O encontro aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, em julho deste ano e os dados mais completos serão divulgados apenas no dia 7 de outubro. Foi a primeira vez que o fórum realiza um levantamento focado nas capitais brasileiras. Os dados foram obtidos por meio de solicitações às secretariais estaduais da Segurança Pública com base na Lei de Acesso à Informação.

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus