Os próximos dois dias, vamos falar um pouquinho da história da cidade do Natal. No próximo dia 25 de dezembro, a cidade está completamendo 416 anos de fundação. A capital potiguar por fundada em 1599. A cidade possuía em 1614 apenas 12 casas. O desenvolvimento começou no século XVIII. As primeiras construções foram a Igreja Matriz, a Casa de Câmara e a cadeia. Então, qual foi a primeira rua?
Registros mostram que a primeira via da cidade foi a Rua da Conceição, que foi fundada no ano de 1808. A rua ainda existe com este mesmo nome e fica próxima de casas e os principais museus da cidade.
Os principais prédios da rua são o Museu Café Filho, Instituto Histórico e Geográfico (IHG) e a Casa Colonial, que é a antiga sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan).
Até o ano de 1700, existiam em Natal apenas duas ruas: a da Cadeia e aquela que era chamada O Caminho do Rio de Beber Água, hoje representado pelas ruas Santo Antônio (onde fica a Igreja do Galo) e Conceição. Esse caminho como os primeiros povos chamavam é hoje onde fica o canal do Baldo.
Registro de concessão de terras, de 6 de agosto de 1791, refere-se à rua da Conceição atual, àquela época descrita como a “rua direita, que vai por detrás da matriz”. Em 1808 apareceu, pela primeira vez, a denominação da rua da Conceição, conforme documentação relativa a uma doação de terras, concedida pelo Senado da Câmara do Natal, em 14 de junho de 1808, a Antônia Rita.
Em data anterior a 1791, a atual rua da Conceição constituía-se apenas das cercas que limitavam os fundos dos terrenos, cujas frentes estavam voltadas para a rua da Igreja matriz.
A rua sofreu várias modificações com o passar dos anos, principalmente com a construção do Palácio Potengi, antiga sede do Governo do Estado, e da Praça 7 de setembro, inaugurada em 1910.
O prédio também sofreu outra mutilação, perdeu outro quarteirão constituído de valioso casario colonial, para dar lugar ao imponente e moderno prédio da Assembléia Legislativa. Em recente restauração, a rua perdeu a sua principal característica, que era a ligação entre as ruas da Conceição e de Santo Antônio. O trecho foi fechado com o objetivo de ampliação da praça Padre João Maria.
Deixe um comentário