Brechando/Sem categoria / Estudantes de jornalismo fazem ensaio sobre violência contra mulher

Estudantes de jornalismo fazem ensaio sobre violência contra mulher

O que ficava mais triste durante o tempo que fiquei no curso de jornalismo, na UFRN, era a existência de projetos muito bacanas e os mesmos não tinham uma ampla divulgação além das mídias sociais. Um grupo de pessoas do curso realizou um ensaio fotográfico sobre a violência simbólica contra mulher. Como assim? Elas fotografaram…

Compartilhe:

O que ficava mais triste durante o tempo que fiquei no curso de jornalismo, na UFRN, era a existência de projetos muito bacanas e os mesmos não tinham uma ampla divulgação além das mídias sociais. Um grupo de pessoas do curso realizou um ensaio fotográfico sobre a violência simbólica contra mulher. Como assim?

Elas fotografaram várias meninas em dois momentos. O fundo da primeira imagem aparecia as frases que já ouviram, muitas vezes com aqueles estereótipos machistas. No segundo momento da fotografia, por sua vez, mostrava a modelo se sentindo bem e não importando com as opiniões alheias.

Com certeza alguma mulher já ouviu algumas dessas frases:

“Você precisa emagrecer um pouco”.

“Está grávida? Nossa! Você acabou com a sua vida. Por que não usou camisinha?”.

“Você namora uma mulher, porque não teve homem para te pegar de jeito”.

“Você não é para casar”.

“Por que não alisa o cabelo?”.

“Por que você não usa uma roupa mais comprida?”.

O grupo é formado pelos estudantes Letícia Leite, Aline Braga, Alynne Scott, Marcelo Filho, Hiago Maciel, Leonardo Bezerra e Kennet Anderson. A orientação foi feita pelo professor Antonino Condorelli.

“Se você é mulher provavelmente já ouviu pelo menos alguma dessas frases, pode até já ter falado alguma delas. Se você é homem, com certeza, também já falou algo desse tipo”, disse Letícia na sua postagem no Facebook.

O objetivo das frases é a reflexão: o que eu estou falando machuca alguém? Aquela pessoa deve mesmo ser julgada pelo seu jeito de ser/se vestir/se comportar? .

A ideia do ensaio é mostrar que as mulheres podem escolher viver do jeito que elas querem. A violência simbólica está tão enraizada que acabamos reproduzindo com outras mulheres o que já nos falaram algum dia.

As fotos do projeto poderão ser conferidas a seguir:

Comentários

2 respostas para “Estudantes de jornalismo fazem ensaio sobre violência contra mulher”

  1. Bruna

    Olá! Excelente e impactante trabalho!
    Com quem eu poderia falar sobre possível autorização para utilizar as imagens em exposição com a temática da violência contra a mulher?

  2. Alynne Scott

    Nossa, super super obrigada. O ensaio pode e deve ser divulgado e quanto mais mulheres refletindo, melhor pra toda sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus