Temos uma obra em homenagem à Ana Botafogo

Compartilhe:

Essa imagem de bailarina existe e está cravada no conjunto Alvorada IV, que fica no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte da capital potiguar. A escultura foi colocada neste fim de semana pelo autor da obra, o artista plástico Guaraci Gabriel, conhecido pelos trabalhos utilizando ferro.  A fotografia, de autoria do chefe do Departamento de Comunicação Social da UFRN, Hélcio Pacheco, a seguir mostra um pouco a imagem:

image

Guaraci Gabriel começou guardando sucata na empresa que trabalhava em Mossoró, no qual o dono foi um dos maiores incentivadores de seu trabalho.

Guaraci é conhecido pelas pinturas e esculturas extravagantes, como a obra “Guerra em Paz”, instalada em Mossoró, no ano 2000 e lhe rendeu o título no Livro dos Recordes da maior escultura feita com material reciclado do mundo.

Uma outra obra conhecida do artista é uma escultura de 12 metros em homenagem ao Marinho Chagas, que morreu no ano passado e está exposta no Cidade da Criança, em Natal.

Sobre Ana Botafogo

Ana Botafogo é uma das maiores bailarinas do país. Nascida no Rio de Janeiro, começou a dançar aos sete anos de idade no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Depois, ela se mudou para França, onde participou de vários festivais europeus.

Após um longo período na Europa, ela voltou para o Teatro Municipal, onde se tornou a primeira bailarina.

Ana já foi várias vezes ao exterior como convidada de outras companhias, como a Saddler’s Wells Royal Ballet, de Londres, o Ballet Nacional de Cuba, o Ballet Nacional da Venezuela e o Ballet del’Opera di Roma, entre outras.

Alguns de seus principais parceiros foram Fernando Bujones, Jean Yves Lormeau, Julio Bocca, Stephen Jefferies, Lazaro Carreño, Alexander Godunov e Richard Cragun.

Você pode ler também:  Sexo é um assunto popular, não para as mulheres…

Ana também já recebeu vários prêmios e homenagens no Brasil e no exterior pelo conjunto de sua obra, e além das temporadas do Teatro Municipal, desenvolve seus próprios projetos, levando espetáculos a diversas capitais brasileiras, como o Ana Botafogo In Concert e Três Momentos de Amor.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí