Brechando/Utilidade Pública / Que tal um papo de jornalismo dentro da UFRN?

Que tal um papo de jornalismo dentro da UFRN?

Para quem não sabe o primeiro de curso de jornalismo no Rio Grande do Norte surgiu na década de 60 com a Faculdade Elói de Souza. Já no início da década de 80, se juntou com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e várias mudanças aconteceram dentro da instituição de ensino. Do…

Compartilhe:

Para quem não sabe o primeiro de curso de jornalismo no Rio Grande do Norte surgiu na década de 60 com a Faculdade Elói de Souza. Já no início da década de 80, se juntou com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e várias mudanças aconteceram dentro da instituição de ensino. Do setor V para o setor II. De manhã para Tarde. Além da abertura do curso da noite e a criação de mais duas habilitações para o curso de Comunicação Social: publicidade e radialismo.

Apesar das mudanças e a criação do Laboratório de Comunicação (Labcom), jornalistas e estudantes estão bastante perdidos ao verem jornais fechando e as plataformas de mídias estão todas diferentes. Além disso, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e a Universidade Potiguar (UnP) também abriram os seus próprios cursos de jornalismo.

Por isso, é hora de debater sobre as mudanças do meio jornalístico e nada como ser dentro do começo da área acadêmica do jornalismo: na UFRN. O Departamento de Comunicação Social (DECOM) realiza a I Semana de Jornalismo da instituição entre os dias 8 e 12 de maio de 2017, na próxima semana. Com uma programação composta por mesas redondas, oficinas e minicursos, o evento irá debater os novos formatos e as novas linguagens do jornalismo.

“A programação da semana foi montada a partir de uma rede incrível de colaboradores, que inclui alunos, professores, ex-alunos, funcionários e profissionais do mercado. A ideia é refletir as possibilidades de formação e atuação dos jornalistas. Este, aliás, é momento histórico para a formação superior em jornalismo, que sai da condição de habilitação e ganha existência autônoma, como curso. A semana será, também, uma forma de marcar este momento histórico para nós”, declara Socorro Veloso para o release da Semana de Jornalismo.

A solenidade oficial de abertura da Semana acontecerá no dia 9 de maio, às 19h, no auditório do Departamento de Ed. Física, e contará com a Conferência “As práticas jornalísticas no cenário da comunicação em rede”, ministrada pelo jornalista Leandro Fortes (Agência Cobra Criada, Brasília). A coordenação da atividade ficará por conta do Profº Drº Daniel Dantas.

Temas como “Jornalismo de Dados”, “Fotojornalismo de Conflito”, “Violação de Direitos Humanos em Programas de TV”, “Jornalismo e o Público LGBT”, “A agenda dos Coletivos de Comunicação Contra-hegemônica”, “Condições de Trabalho do jornalista potiguar”, “O radiojornalismo na era da internet: tendências e perspectivas”, dentre outros serão abordados em oficinas e minicursos. As vagas para tais atividades serão limitadas e as inscrições iniciaram no dia 29, via Sigaa.

A Semana também abrigará espaço para Mostras de fotojornalismo, de documentários e de revistas, todas produções realizadas pelos alunos do curso. Haverá também espaços para intercâmbio cultural, com troca de livros, bazar e apresentações culturais ao longo de toda a semana.

Sob a coordenação geral da professora Socorro Veloso, o evento busca a circulação do conhecimento produzido em sala de aula, além de apresentar aos alunos questões pertinentes relativas ao mercado de trabalho e atuação independente.

SERVIÇO:
I Semana de Jornalismo da UFRN
8 a 12 de Maio de 2017
Labcom/UFRN
Entrada gratuita mediante inscrição via Sigaa
*Confira a programação completa no link: https://goo.gl/ioGuRp*

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus