Que tal um papo de jornalismo dentro da UFRN?

Que tal um papo de jornalismo dentro da UFRN?

Compartilhe:

Para quem não sabe o primeiro de curso de jornalismo no Rio Grande do Norte surgiu na década de 60 com a Faculdade Elói de Souza. Já no início da década de 80, se juntou com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e várias mudanças aconteceram dentro da instituição de ensino. Do setor V para o setor II. De manhã para Tarde. Além da abertura do curso da noite e a criação de mais duas habilitações para o curso de Comunicação Social: publicidade e radialismo.

Apesar das mudanças e a criação do Laboratório de Comunicação (Labcom), jornalistas e estudantes estão bastante perdidos ao verem jornais fechando e as plataformas de mídias estão todas diferentes. Além disso, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e a Universidade Potiguar (UnP) também abriram os seus próprios cursos de jornalismo.

Por isso, é hora de debater sobre as mudanças do meio jornalístico e nada como ser dentro do começo da área acadêmica do jornalismo: na UFRN. O Departamento de Comunicação Social (DECOM) realiza a I Semana de Jornalismo da instituição entre os dias 8 e 12 de maio de 2017, na próxima semana. Com uma programação composta por mesas redondas, oficinas e minicursos, o evento irá debater os novos formatos e as novas linguagens do jornalismo.

“A programação da semana foi montada a partir de uma rede incrível de colaboradores, que inclui alunos, professores, ex-alunos, funcionários e profissionais do mercado. A ideia é refletir as possibilidades de formação e atuação dos jornalistas. Este, aliás, é momento histórico para a formação superior em jornalismo, que sai da condição de habilitação e ganha existência autônoma, como curso. A semana será, também, uma forma de marcar este momento histórico para nós”, declara Socorro Veloso para o release da Semana de Jornalismo.

A solenidade oficial de abertura da Semana acontecerá no dia 9 de maio, às 19h, no auditório do Departamento de Ed. Física, e contará com a Conferência “As práticas jornalísticas no cenário da comunicação em rede”, ministrada pelo jornalista Leandro Fortes (Agência Cobra Criada, Brasília). A coordenação da atividade ficará por conta do Profº Drº Daniel Dantas.

Temas como “Jornalismo de Dados”, “Fotojornalismo de Conflito”, “Violação de Direitos Humanos em Programas de TV”, “Jornalismo e o Público LGBT”, “A agenda dos Coletivos de Comunicação Contra-hegemônica”, “Condições de Trabalho do jornalista potiguar”, “O radiojornalismo na era da internet: tendências e perspectivas”, dentre outros serão abordados em oficinas e minicursos. As vagas para tais atividades serão limitadas e as inscrições iniciaram no dia 29, via Sigaa.

A Semana também abrigará espaço para Mostras de fotojornalismo, de documentários e de revistas, todas produções realizadas pelos alunos do curso. Haverá também espaços para intercâmbio cultural, com troca de livros, bazar e apresentações culturais ao longo de toda a semana.

Sob a coordenação geral da professora Socorro Veloso, o evento busca a circulação do conhecimento produzido em sala de aula, além de apresentar aos alunos questões pertinentes relativas ao mercado de trabalho e atuação independente.

SERVIÇO:
I Semana de Jornalismo da UFRN
8 a 12 de Maio de 2017
Labcom/UFRN
Entrada gratuita mediante inscrição via Sigaa
*Confira a programação completa no link: https://goo.gl/ioGuRp*

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí