Brechando/Utilidade Pública / Bombeiros ensinam surfistas a ajudar banhistas que estejam afogando

Bombeiros ensinam surfistas a ajudar banhistas que estejam afogando

Que tal ensinar os surfistas a ajudar os banhistas para que os mesmos não morram afogados? Esta é a iniciativa que vai acontecer neste sábado (1), em Parnamirim, mais precisamente na praia de Cotovelo. O curso já aconteceu na praia de Ponta Negra, na capital. De acordo como tenente Monteiro, responsável pelo curso, as aulas…

Compartilhe:

Que tal ensinar os surfistas a ajudar os banhistas para que os mesmos não morram afogados? Esta é a iniciativa que vai acontecer neste sábado (1), em Parnamirim, mais precisamente na praia de Cotovelo. O curso já aconteceu na praia de Ponta Negra, na capital. De acordo como tenente Monteiro, responsável pelo curso, as aulas acontecerão das 8 às 17 horas e as inscrições foram feitas vias telefone para o Corpo de Bombeiros.

“O curso existe desde 2013 e já fizemos várias aulas nas praias do litoral do Rio Grande do Norte”, disse o tenente.

Vale lembrar que Cotovelo fica em uma das praias do Litoral Sul tem risco dos banhistas sofrerem afogamento por conta das fortes ondas, assim como a sua vizinha Pirangi e Búzios, que fica na cidade de Nísia Floresta.

Antes de entrevistá-lo, eu recebi este release da assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros e resolvi compartilhar o blog:

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), promove o curso gratuito Surf-Salva, para ensinar aos surfistas do litoral potiguar procedimentos básicos de como salvar banhistas afogados. O curso será ministrado neste sábado (1), na praia de Cotovelo, litoral Sul do Estado. 30 surfistas participaram deste primeiro encontro.

O curso tem o objetivo de reduzir o número de afogamentos e o Surf-Salva é uma das mais poderosas formas de ajudar. O curso tem conteúdo teórico e prático e é realizado em linguagem simples e fácil de ser transmitida. “O objetivo é ensinar aos surfistas, que estão todos os dias nas praias de litoral junto com os guarda-vidas, sem que para isto se torne uma vítima da situação. Desta forma, passa-se o aprendizado a outros, multiplicando o conhecimento, resultando em milhares de vidas salvas em nosso país”, explica o tenente coronel Monteiro.

Pesquisas mostram que, 51% dos surfistas já presenciaram alguém morrendo na praia, 74% já participaram de algum salvamento, 32% afirmam ter medo por não ter conhecimento de primeiros socorros, 46% já tiveram a oportunidade de ajudar um guarda-vidas, e 84% gostariam de participar de algum curso de primeiros socorros para afogamento. Já do lado dos guarda-vidas, 41% já foram auxiliados alguma vez por um surfista, e 84% acreditam que o surfista possa realizar um salvamento.

No curso são ensinadas técnicas de ressuscitação dentro d’água, introdução a Salvamento Aquático, Equipe “Guarda-vidas e Surfista”, noções de oceanografia, socorro com prancha de surf, suporte básico de vida, prática em manequins e medidas de prevenção.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus

toggle icon