Brechando/Utilidade Pública / UFRN fornece tratamento gratuito de psicólogo para comunidade

UFRN fornece tratamento gratuito de psicólogo para comunidade

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) oferece tratamento gratuito de psicologia para a comunidade. Sim, você pode não ser estudante da instituição de ensino, mas pode receber um tratamento de graça. O local se chama Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA), clínica escola do curso de Psicologia da UFRN que oferece tratamento clínico…

Compartilhe:

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) oferece tratamento gratuito de psicologia para a comunidade. Sim, você pode não ser estudante da instituição de ensino, mas pode receber um tratamento de graça. O local se chama Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA), clínica escola do curso de Psicologia da UFRN que oferece tratamento clínico à população. A gente já falou aqui no Brechando.

Foto acima do título: Anastácia Vaz

Neste momento está com processo aberto dos plantões de triagem, momento em que os pacientes passam por avaliação e é definido qual o atendimento que a demanda requer. Após a triagem, os atendimentos são feitos por dias e horários do plantão, procedimento que funciona por ordem de chegada, estão afixados no hall de entrada do prédio, que fica na rotatória próximo do CCSA, Setor I, Biblioteca Zila Mamede e CCHLA.

A clínica é composta por 10 servidores, entre assistentes administrativos, professores, psicólogos e psicopedagogos, além dos estagiários, são os responsáveis por viabilizar os serviços de psicoterapia, psicologia organizacional e avaliação psicológica.

Para tanto, dispõe de sete salas de atendimento para adultos, duas salas de ludoterapia, uma sala para atendimento em grupo e uma sala de avaliação psicológica, além de outras três que podem ser usadas para supervisão, aulas ou reuniões.

Com capacidade para atender 240 pessoas em 2016, a demanda no ano passado chegou a ser superior ao dobro deste número. A situação deve se repetir em 2017, já que a procura está sendo alta. Por causa disso, os critérios de prioridade precisam ser seguidos sistematicamente.

Uma das principais características do Serviço de Psicologia Aplicada é a prestação de serviços gratuitos à comunidade em geral, constituindo-se em um espaço de aprendizagem permeado por atividades de ensino, pesquisa e extensão. Fundado em 1965 e atualmente um órgão suplementar diretamente ligado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), sob a direção da professora Lieti Coelho Leal, o SEPA precede a criação do curso de Psicologia, apresentando-se até mesmo como uma das razões para o surgimento da graduação no estado.

Atendendo todo o estado, as atividades se desenvolvem em muitos níveis. As triagens, sem custos, ao encontro de encaminhar as demandas para atender as necessidades do caso ali atendido, seja ele conduzido para psicoterapia, que a depender da disponibilidade de vaga pode ser realizado no próprio SEPA, podendo inclusive o paciente permanecer em atendimento frequente; ou resulte em encaminhamento para outros profissionais, tais quais psiquiatra ou neurologista.

Há ainda a possibilidade de participação em grupos específicos, como de enfrentamento à timidez e de orientação profissional. Além destas atividades, são realizados projetos de extensão com atividades de atendimento a comunidade, como o Serviço de Neuropsicologia da Infância e da Adolescência, núcleo especializado em diagnóstico interdisciplinar e em pesquisas dos transtornos do neurodesenvolvimento que atende pessoas na faixa etária de sete a dezoito anos acometidas por diferentes transtornos do desenvolvimento, lesões ou disfunções neurológicas. O telefone de atendimento do SEPA, para informações adicionais, é o 3215 3603.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus