Brechando/Curiosidades / Curso de Arquitetura da UFRN foi 10/10 no Enade

Curso de Arquitetura da UFRN foi 10/10 no Enade

Na semana passada, o Ministério da Educação (MEC) atribuiu conceito máximo, numa escala que vai de 1 a 5, ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para a avaliação da qualidade do curso, o MEC analisa as notas obtidas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE),…

Compartilhe:

Na semana passada, o Ministério da Educação (MEC) atribuiu conceito máximo, numa escala que vai de 1 a 5, ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para a avaliação da qualidade do curso, o MEC analisa as notas obtidas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), realizado no ano passado, além da estrutura da instituição e a titulação do corpo de professores.

O Ministério também considera a classificação da Universidade como um todo no Índice Geral de Cursos (IGC).

Além da UFRN, as Universidades Federais de Campina Grande (UFCG) e de Uberlândia (UFU) também receberam conceito máximo. A UFRN fica em primeiro lugar por apresentar um CPC contínuo de 4,359, nota superior à das demais.

Os outros cursos avaliados, como Matemática, Biologia, Química, Letras e Ciências da Computação também tiveram notas boas no Enade, com conceito acima de 4.

Alunos no galinheiro, apelido do prédio do Departamento de Arquitetura (Foto: Blog do Darq)
Alunos no galinheiro, apelido do prédio do Departamento de Arquitetura (Foto: Blog do Darq)

O curso de Arquitetura e Urbanismo se deu no início da década de 1970 com a criação do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo através da Resolução CONSUNI-58/73 de 13 de agosto 1973 dentro da antiga Escola de Engenharia da UFRN.

O Curso teve suas atividades iniciadas em 1974 com a realização do seu primeiro vestibular. Quatro anos após, em 18 de maio de 1977, foi desmembrado do Departamento de Engenharia Civil, e incorporado ao recém criado Departamento de Arquitetura, passando a fazer parte da estrutura administrativa do Centro de Tecnologia.

Em 28 de fevereiro de 1979 o Curso foi reconhecido pelo MEC através do Decreto Lei n° 83208. Em 1998 o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) entrou e funcionamento com a edição do Curso de Especialização em Arquitetura e Urbanismo: Estudos do Habitat com Ênfase na Questão Ambiental.

A partir da experiência do curso de Especialização e após aprovação pelos órgãos competentes, no Ano de 2000 foi iniciado o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo. Em 2007, o Departamento desenvolveu a primeira turma do doutorado.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus