Brechando/Cidades / Museu dos anos 80 se despede de Natal

Museu dos anos 80 se despede de Natal

Um dos shoppings da cidade realizou uma programação natalina especial anos 80 e neste domingo (20) foi o último dia da exposição sobre anos 80. A mostra trouxe objetos de época de colecionadores como brinquedos, vinis, eletrodomésticos, decoração, e muito mais. A curadoria foi da historiadora e colecionadora Milena Azevedo, que também é quadrinista. O…

Compartilhe:

Um dos shoppings da cidade realizou uma programação natalina especial anos 80 e neste domingo (20) foi o último dia da exposição sobre anos 80. A mostra trouxe objetos de época de colecionadores como brinquedos, vinis, eletrodomésticos, decoração, e muito mais.

A curadoria foi da historiadora e colecionadora Milena Azevedo, que também é quadrinista. O evento também contou a com a parceria da loja especializada em artigos que remetem a época da década de 80, chamada Meu Mundo Retrô.

Infelizmente, a exposição acabou e tinha muitas coisas bacanas para saber um pouco do que aconteceu naquela época. Eu não nasci nos anos 80, mas o pessoal que estava circulando pelo shopping, e via a exposição, dizia frases como:

“EU TIVE ESSE BRINQUEDO”, com sorriso de orelha a orelha.

“AI MEU DEUS, EU TINHA ESSE LP DO BALÃO MÁGICO”.

“Eu tinha esse negócio e era muito bom”.

Apesar de ser conhecido como a década perdida, por conta das crises econômicas (inúmeras trocas de moedas brasileiras) e final da Ditadura Militar, esta década ficou conhecido como um dos momentos mais inventivos e produtivos do século 20, ficando atrás somente da década na qual Os Beatles revolucionaram o mundo.

Sem contar que as coisas que acontecerão nos anos 80 serve de inspiração até hoje para muita gente. Também foi período daqueles inúmeros programas infantis, como Xuxa, Angélica e Mara Maravilha.  Muito do que foi criado nos Anos 80, hoje se propaga num intenso movimento retrô, que vem contagiando tanto saudosistas quanto jovens plugados nesse virtual cenário pós-moderno pelo qual caminha o século 21.

O acervo de Milena Azevedo esteve em divulgação desde novembro e era trocado a cada 15 dias. Tinha roupas (lembra daquela meia soquete?), quadrinhos, jogos, brinquedos, mural de fotos e dentre outras coisas bacanas para se ver.

Além disso, houve inúmeras apresentações relacionadas à esta década, como Sylvinho Blau-Blau e as paquitas (assistentes de palco da Xuxa). Veja as fotos da exposição a seguir:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus

toggle icon