Brechando/Cidades / E esses canteiros coloridos em Nova Parnamirim?

E esses canteiros coloridos em Nova Parnamirim?

Muitos olham os canteiros na fronteira entre Natal e Parnamirim e percebem que eles são bastante coloridos, principalmente naquela parte de acesso ao bairro de Nova Parnamirim. Nas aulas de geografia, os professores sempre comentavam que este trabalho, sem querer, era o que delimitava a fronteira da capital potiguar. As árvores, pneus, calotas e postes…

Compartilhe:

Muitos olham os canteiros na fronteira entre Natal e Parnamirim e percebem que eles são bastante coloridos, principalmente naquela parte de acesso ao bairro de Nova Parnamirim. Nas aulas de geografia, os professores sempre comentavam que este trabalho, sem querer, era o que delimitava a fronteira da capital potiguar. As árvores, pneus, calotas e postes são todos pintados. Além disso, o local é cheio de mensagens positivas. Mas, você sabe quem faz isso?

O autor desta arte se chama D’Luca Filho, no qual desde 1997 realiza este tipo de arte no canteiro. Ele foi retrato da série de documentário chamado “Alma das Ruas”, no qual um trecho, em forma de reportagem, já foi exposto na TV Brasil,  um dos canais públicos do Governo Federal.

Escutando música bem alto, com fone de ouvido, ele pinta paus, pedras, pneus e outros dejetos que são jogados no meio da BR 101. A intenção é deixar a via federal de forma mais humana e sempre são colocadas mensagens positivas, como paz, amor e também preservar a natureza.

O artista define este trabalho chamado “Canteiro Mensagem” e o trabalho é mantido até hoje pela população.

Na época, ele mora no conjunto Cidade Satélite, onde junto com crianças e idosos começaram a plantar árvores em meio ao terreno cheio de lixo. Saiu com um carro de mão, tinta e material limpeza e começou a decorar a rua. Além de pintar, ele também molha as plantas e limpa os canteiros.

D’Luca já morou no interior do Rio Grande do Norte e foi para São Paulo na juventude, onde começou o seu trabalho de fotógrafo de jornal. No ano de 1993, ele se mudou para Natal, onde trabalhou como repórter fotográfico de vários jornais da cidade, incluindo o Diário de Natal, que fechou em 2012. Ele ainda cobre diversos eventos sociais da cidade.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus