Coisas relacionadas com Natal e Londres: Uma cidade cortada pelo rio, ficam na esquina dos seus respectivos continentes. Mas, por que chamam a Natal de Londres Nordestina? Alguns chamaram Natal de “Londres Nordestina”, por causa da rapidez com que as novidades chegavam por aqui. Vale lembrar que na década de 1940, a capital do Rio Grande do Norte foi usada como base militar dos americanos, no qual os potiguares foram os primeiros a usar óculos Ray Ban, mascar chiclete ou beber uma coca-cola. Ou seja, estava por dentro das novidades.
Esse apelido veio no ano de 1975, quando o poeta Jomar de Brito veio a Natal e a batizou de “Londres Nordestina”. Mas por que isso? Por que na época, Brito achava que era uma cidade muito moderna em comparação as outras capitais nordestinas e estavam em franca expansão. Além disso, era uma cidade que não estava muito ligada com as tradições vindas do Nordeste, como Pernambuco e Paraíba.
Quer dizer, era uma cidade que contemplava mais o que era de fora.
Jomar nessa visita ficou impressionado com a profusão de Beatles e Rolling Stones rolando nas vitrolas locais. E mais: “Foi em Brasília Teimosa onde eu ouvi pela primeira vez Jimi Hendrix”, afirmou Jomar, segundo o texto de Mario Ivo Cavalcanti para o Substantivo Plural.
Homenagem ou não, a gente tem umas coincidências com a capital do Reino Unido. Outra coisa em comum com a Inglaterra, foi a construção do estádio da Arena das Dunas, que foi criada exclusivamente para Copa do Mundo e veio a partir de um projeto do mesmo arquiteto que projetou o Estadio Olímpico de Londres. Já recebeu grandes shows, feiras internacionais e, claro, grandes e inesquecíveis partidas de futebol.
Deixe um comentário