Brechando/Cidades / Além do 180, site foi criado para “denunciar” a violência para mulher

Além do 180, site foi criado para “denunciar” a violência para mulher

Nesta semana foi lançado o Portal da Mulher Potiguar, criado pelo Governo do Estado e é uma forma de fazer a denúncia de agressão no meio digital. A  ideia vaio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do Rio Grande do Norte, no qual ainda recebe denúncias anônimas. Agora vem a parte mais triste: As denúncias…

Compartilhe:

Nesta semana foi lançado o Portal da Mulher Potiguar, criado pelo Governo do Estado e é uma forma de fazer a denúncia de agressão no meio digital. A  ideia vaio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do Rio Grande do Norte, no qual ainda recebe denúncias anônimas.

Agora vem a parte mais triste: As denúncias não têm valor de boletim de ocorrência, que pode ser feito em uma delegacia normal ou, dependendo do caso, em uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Atualmente, há cinco DEAMs em funcionamento no RN – em Natal, Parnamirim, Mossoró e Caicó. Em Natal, só tem duas unidades: Ribeira e zona Norte, ambas funcionam em horários comerciais, sendo que a maioria das agressões acontecem no período da noite.

Entretanto, o portal disponibiliza os telefones de todas as delegacias existentes.

Em suma, o site é mais usado como uma forma de mapear os casos de violência contra a mulher. Os dados serão encaminhados à coordenadoria de Mulheres e Minorias, vinculado a Secretaria de Segurança Pública, e devem guiar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a população feminina.

Além de receber denúncias, o site tem uma ferramenta chamada “violentômetro”, um teste que ajuda uma mulher a reconhecer se ela está ou não submetida a algum tipo de agressão, e dá orientações. O portal também elenca uma série de artigos informativos sobre contracepção, câncer de mama e outros temas relacionados à saúde feminina.

Mas, o site tem uma coisa muito bacana, trazer informações sobre doenças como anemia e câncer de mama, além de ter cuidados com a gravidez.

Para acessar o site é só clicar neste link.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus