Brechando/Cidades / Produzindo cerveja artesanal na capital potiguar

Produzindo cerveja artesanal na capital potiguar

Gosta de cerveja? Que tal produzir a sua cerveja? Foi assim que nasceu o primeiro grupo de cervejeiros artesanais no Rio Grande do Norte. A Associação dos Cervejeiros Artesanais do Rio Grande do Norte (AcervA, escrito desta forma) foi fundada em 2010 por amigos, que estavam interessados em produzir o seu próprio produto, e o…

Compartilhe:

Gosta de cerveja? Que tal produzir a sua cerveja? Foi assim que nasceu o primeiro grupo de cervejeiros artesanais no Rio Grande do Norte. A Associação dos Cervejeiros Artesanais do Rio Grande do Norte (AcervA, escrito desta forma) foi fundada em 2010 por amigos, que estavam interessados em produzir o seu próprio produto, e o projeto foi crescendo. Hoje eles realizam diversos eventos relacionadas à produção de cerveja.

A primeira vez que tive contato com a equipe foi quando eles estavam na Feira do Microempreendedor, promovido pelo Sebrae, neste ano. Eles estavam na parte dos Foodtrucks e estavam divulgando a importância da associação e o porquê é legal beber cerveja de forma diferente.

O objetivo é promover a cultura cervejeira no Rio Grande do Norte. Os membros são compostos por cervejeiros caseiros, empresários e fãs. Eles também promovem cursos de produção e degustação para aqueles interessados em proliferar o hobby. Enfim, não possui interesses lucrativos.

A cerveja caseira leva em média 25 dias para ficar pronta para ser consumida e passa por essas seguintes etapas: moagem dos grãos, no qual será adicionado água e a mistura levada ao fogo; adição de fermento específico e o produto demora cinco dias para ser fermentado; fase de maturação, que demora mais 10 dias, e é nessa etapa se coloca alguma especiaria; e, finalmente, engarrafar o líquido (colocar um pouco de açúcar para formar o gás que é percebido na hora de abrir).

O teor alcoólico do líquido é estimado durante o processo, com a realização de algumas leituras. A cor do líquido também é determinada na moagem, onde o produtor decide se coloca mais ou menos água no preparo. Isso também determina a porcentagem do álcool.

A mais famosa distribuidora de cerveja deste nipe é a Eufrates, que vem desde 2012 trabalhando com diversas cervejas vindas da gringa, principalmente aquelas de rótulos raros e de qualidade inquestionável. Possui uma loja na avenida Campos Sales, em Petrópolis, para eventos cervejeiros e para receber fanáticos pela bebida alcoólica mais consumida do mundo.

No Brasil já existem 232 microempresas que produzem cervejas registradas no Ministério da Agricultura e Pecuária. Uma das grandes peculiaridades das cervejas é enfatizar os produtos existentes para diferenciá-las daquelas que são vendidas em grandes supermercados.

Muitos cervejeiros utilizam frutas, tubérculos e temperos abundantes na região Nordeste para produzir a sua própria cerveja. E existe uma empresa que produz essas cervejas no RN?

Sim, existem algumas cervejas vindas do RN que podem ser consumidas pelo público, como a IPA, que é produzida desde 2012 por um dos associados da AcervA. Em 2015 abriu uma fábrica de cerveja artesanal no Rio Grande do Norte, chamada Cervejaria Holanda, desenvolvida por um pai e filho, que começaram a produzir de forma caseira. Eles são capazes de produzir até 400 litros de cerveja por mês  e estão prontos em distribuir para o mercado.

Cervejaria Holanda produz quatro tipos de cerveja que já possuem nomes comerciais: Norton, Nova Amsterdã, Rubia e Rubia Pineapple. A Nova Amsterdã ganhou esse nome em homenagem a Natal, nomeada dessa forma  durante a invasão holandesa.

Quer experimentar chopps vindos da terrinha? Existe um bar chamado Estação do Malte, que fica na Rua Professor Jorge Fernandes, em Ponta Negra.

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus