Brechando/Curiosidades / Animais comuns da fauna do Rio Grande do Norte

Animais comuns da fauna do Rio Grande do Norte

O território do Rio Grande do Norte apresenta três tipos de vegetação: a floresta tropical, o agreste e a Caatinga. A floresta tropical é encontrada na zona litorânea e faz parte do que é conhecido como Zona da Mata nordestina. O agreste é uma vegetação de transição para o clima semiárido do sertão e pode…

Compartilhe:

O território do Rio Grande do Norte apresenta três tipos de vegetação: a floresta tropical, o agreste e a Caatinga. A floresta tropical é encontrada na zona litorânea e faz parte do que é conhecido como Zona da Mata nordestina. O agreste é uma vegetação de transição para o clima semiárido do sertão e pode ser visto em toda a porção oriental do estado. Já a caatinga está presente nas regiões central e ocidental, ocupando cerca de 90 por cento da área do estado.

Já a fauna do estado é rica e variada. São comuns mamíferos, aves e alguns insetos andando por essas matas. Eles também podem ser vistos em outros estados do Nordeste  e o Brechando vai mostrar alguns a seguir:

Minha fonte de pesquisa foi este blog sobre Fauna e Flora do Rio Grande do Norte.

Mariposa Castnia Invaria

(Foto: Francisco Souza)
(Foto: Francisco Souza)

É muito parecido com uma borboleta. Essa mariposa é da espécie Castria Invaria e encontra-se em América do Sul. O comprimento do asas dianteiras é 62-80 mm. As larvas alimentam da planta do abacaxi e bromélias. Além disso, é comum a mariposa comer outros tipos de frutos. 

Beija-flor-de-barriga-branca

Amazilia leucogaster (beija-flor-de-barriga-branca)
Foto: Marlon Medeiros
Apresenta cerca de 10 centímetro de comprimento, possui pequena mancha branca atrás do olho, bico reto com base da mandíbula rosada, região ventral de cor branca e dorsal predominantemente verde, com asas e cauda predominantemente escuras.
Está espécie habita em diferentes formações vegetais típicas da região litorânea do Brasil, como os ecossistemas de manguezais, restingas, tabuleiros litorâneos, jardins e áreas de cultivo.
Besourinho-de-bico-vermelho

Chlorostilbon-lucidus-Besourinho-do-bico-vermelho-macho-2_11

Ave pertence a espécie Chlorostilbon lucidus (Shaw, 1812). Seu nome científico literalmente significa “Ave” verde luminosa ou ave verde brilhante. É comum em todas as mesorregiões do estado, principalmente a Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Central Potiguar e Oeste Potiguar.

Garça-branca-grande

(Foto: Afonso de Bragança)
(Foto: Afonso de Bragança)

Ave pertence a família Ardeidae e a espécie é comum em lugares com corpos de água, como rios, lagoas, açudes e banhados. São comuns em Nísia Floresta e Monte Alegre.

Aranha Cupiennius cf. Bimaculatus

a

A aranha foi encontrada na Mata Estrela, reserva de Mata Atlântica do Rio grande do Norte que fica no município de Baía Formosa. Ela é da espécie Cupiennius bimaculatus (Taczanowski, 1874), tendo ela registro de ocorrência no Brasil principalmente na Amazônia, entretanto existe na literatura um registro apenas para o Bioma Caatinga, especificamente para o estado de Pernambuco até o momento.

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus