O território do Rio Grande do Norte apresenta três tipos de vegetação: a floresta tropical, o agreste e a Caatinga. A floresta tropical é encontrada na zona litorânea e faz parte do que é conhecido como Zona da Mata nordestina. O agreste é uma vegetação de transição para o clima semiárido do sertão e pode ser visto em toda a porção oriental do estado. Já a caatinga está presente nas regiões central e ocidental, ocupando cerca de 90 por cento da área do estado.
Já a fauna do estado é rica e variada. São comuns mamíferos, aves e alguns insetos andando por essas matas. Eles também podem ser vistos em outros estados do Nordeste e o Brechando vai mostrar alguns a seguir:
Minha fonte de pesquisa foi este blog sobre Fauna e Flora do Rio Grande do Norte.
Mariposa Castnia Invaria
É muito parecido com uma borboleta. Essa mariposa é da espécie Castria Invaria e encontra-se em América do Sul. O comprimento do asas dianteiras é 62-80 mm. As larvas alimentam da planta do abacaxi e bromélias. Além disso, é comum a mariposa comer outros tipos de frutos.
Beija-flor-de-barriga-branca
Ave pertence a espécie Chlorostilbon lucidus (Shaw, 1812). Seu nome científico literalmente significa “Ave” verde luminosa ou ave verde brilhante. É comum em todas as mesorregiões do estado, principalmente a Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Central Potiguar e Oeste Potiguar.
Garça-branca-grande
Ave pertence a família Ardeidae e a espécie é comum em lugares com corpos de água, como rios, lagoas, açudes e banhados. São comuns em Nísia Floresta e Monte Alegre.
Aranha Cupiennius cf. Bimaculatus
A aranha foi encontrada na Mata Estrela, reserva de Mata Atlântica do Rio grande do Norte que fica no município de Baía Formosa. Ela é da espécie Cupiennius bimaculatus (Taczanowski, 1874), tendo ela registro de ocorrência no Brasil principalmente na Amazônia, entretanto existe na literatura um registro apenas para o Bioma Caatinga, especificamente para o estado de Pernambuco até o momento.