Brechando/Cidades / Espaço na Ribeira vai exibir filmes brasileiros gratuitamente

Espaço na Ribeira vai exibir filmes brasileiros gratuitamente

A ABOCA Cultural e o Departamento de Ciências Sociais da UFRN irão, juntamente, exibir gratuitamente produções latinas na casa 16 da Rua Frei Miguelinho, no dia 26/07 (Quarta-Feira), às 19 horas. A atividade é uma continuação da edição latina do Movimento n’ABOCA e do projeto América Latina no Cinema. Os filmes que estarão em cartaz…

Compartilhe:

A ABOCA Cultural e o Departamento de Ciências Sociais da UFRN irão, juntamente, exibir gratuitamente produções latinas na casa 16 da Rua Frei Miguelinho, no dia 26/07 (Quarta-Feira), às 19 horas. A atividade é uma continuação da edição latina do Movimento n’ABOCA e do projeto América Latina no Cinema. Os filmes que estarão em cartaz são “Pernambucanos – o Caribe que nos une”, de Nilton Pereira, e “Abraço de Maré”, de Victor Círiaco.

Sim, dois filmes nordestinos para ver de graça.

Em Natal não existe mais cinema de rua e os filmes nacionais considerados cult são pouco exibidos nas salas de cinema da cidade. Muito raro a gente assistir documentários brasileiros ou algo do gênero nas três redes existentes na capital potiguar. O que resta é assistir através de iniciativas bacanas, como a América Latina no Cinema.

O primeiro é um documentário que fala sobre as similitudes culturais, musicais e religiosas entre dois espaços de matrizes africanas: Cuba e Pernambuco. Dois lugares da América Latina, distantes e conectados por uma intensa similaridade, apresentadas pela diretora de teatro Fatima Paterse e pela mãe de santo Bete de Oxum.

A concepção do longa teve início nas viagens do diretor Nilton Pereira a Cuba para fins acadêmicos cinematográficos na Escuela de Cine, em San Antonio de Los Baños. Neste período, ele percebeu as semelhanças entre Pernambuco e a ilha caribenha, o que o levou para uma intensa pesquisa sobre as ligações entre os povos.

Cena do doc Pernambucanos

O potiguar “Abraço de Maré” narra a história de uma família que vive isolada nas margens do rio Potengi em Natal. Victor Círiaco assina direção, roteiro e direção de fotografia. O curta obteve 14 premiações e circulou por 15 festivais. Depois Círiaco trabalhou em outras produções, como Sailor e No Fim do Mundo. A seguir colocamos uma entrevista dos realizadores do filme feita pela Tribuna do Norte:

América Latina no Cinema é um projeto de extensão organizado pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Desde 2012, o projeto vem exibindo e discutindo filmes latino-americanos gratuitamente, e mais recentemente tem dado espaço a produções potiguares de curtas-metragens, com a participação de diretores e diretoras locais.

O projeto é coordenado pelo professor Gabriel Vitullo e conta com o apoio d’ABOCA Cultural e Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte.

Serviço:
Mostra América Latina no Cinema
Quando? 26 de julho
Hora? 19 horas.
Onde? Aboca Cultural – Rua Frei Miguelinho, 16, Ribeira
Paga? Não! Gratuito.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus