INarteurbana 17: Convocação para trabalho social no Passo da Pátria e exposição na Pinacoteca

INarteurbana 17: Convocação para trabalho social no Passo da Pátria e exposição na Pinacoteca

Compartilhe:

O INarteurbana é um projeto que estimula a arte urbana com ações em vários lugares da cidade, inclusive nas regiões periféricas. Neste ano, eles abriram as inscrições para os artistas trabalharem na edição de 2017. O artista precisa enviar 1 portfólio ou 1 currículo resumido + 3 fotografias de sua arte para o inarteurbana@gmail.com até o dia 26 de julho de 2017. Uma comissão selecionará 10 participantes, que vão fazer atividades no bairro do Passo da Pátria (residência artística) e uma exposição na Pinacoteca do Estado.

Na Pinacoteca haverá o evento de lançamento oficial, marcado para setembro e haverá eventos musicais, feira do artista, batalha de graffiti, exposição de fotografias com as ações das edições passadas e projeções.

Uma das novidades para edição de 2017 é que o projeto oferece hospedagem para receber os artistas que vivem em outras cidades. O material de produção das obras durante a residência, por sua vez,  são de responsabilidade do projeto. O regulamento pode ser lido a seguir: bit.ly/Regulamento_INarte17-18.

“Estamos construindo o segundo espaço de convivência la no Passo e gostaríamos que os artistas ficassem mais próximos dos moradores durante a residência desse ano. Vamos fazer os murais no bairro, se tudo der certo vai ser nas fachadas das casas que estão nas proximidades da linha do trem”, comentou Agathae Montecinos, uma das organizadoras do projeto.  Além disso, Montecinos afirmou que haverá uma intervenção de uma companhia de teatro francesa, que trabalhará com as crianças em torno do trabalho de Jacques Prévert, que faz 40 anos de morte em 2017.

Artista Pedro Ninja elaborando seu painel na Pinacoteca (Foto: Inarteurbana)

Criado em 2015, INarteurbana é um projeto sociocultural e transdisciplinar de reativação e desenvolvimento de espaços públicos através da criação e construção de espaços artísticos e de convivência no seio de comunidades desfavorecidas do território norte-riograndense.  Sob um formato de festival em 2015, INarteurbana contou com três dias de festividades : encontros, formações, feira, shows e batalha de graffite.

Com ações regulares desde 2016, o projeto se instalou em Natal, na comunidade do Passo da Pátria. No ano passado foi feito um diagnóstico sensível urbano, exposições, batalhas de graffite, oficinas de origami, de pintura, de construção, de cuidados com o cabelo (luta contra o preconceito), de colagem, de serigrafia e de palhaço, murais perenes, encontros com artistas, conferências sobre culturas urbanas e INarte Filmes (mini-festival de filmes de arte urbana).

O Passo da Pátria conta atualmente com aproximadamente 10.000 moradores. Bairro popular do centro de Natal, o Passo da Pátria costumava ser o porto da cidade. Nos anos 1950, com a chegada da linha do trem a comunidade encontrou-se completamente cortada do centro da cidade. Cercado pela linha do trem e pelo rio Potengi, a comunidade marcada por sua característica periférica, mas também pelas altas taxas de violência e tráfico de ilícitos.

Sem perder de vista as práticas urbanas, o projeto ganhou um novo formato em 2016 e multiplicou suas ações. Desde então com atividades contínuas, INarteurbana busca unir os indivíduos para construir e desenvolver atividades e ações que favorecem o encontro.

Com uma visão mais abrangente do que pode proporcionar a multiplicidade destas práticas e maior interesse no investimento de espaços públicos, as ações do INarteurbana permitirão falar de pluralidade, fronteiras, troca, internacionalização, empoderamento social, etc. Dentre os temas estão cidadania e ecologia, pois as oficina de construção serão realizadas com materiais recuperados dos próprios territórios de intervenção.

O objetivo principal do projeto é favorecer a interação entre os moradores e utilizar as iniciativas para que o projeto se desenvolva de maneira sustentável, além de realizar e multiplicar atividades culturais e animar pontos importantes da vida dos territórios (antecipadamente identificados). Com essas ferramentas, a população estará pronta para reconquistar e conectar, de maneira autônoma, os espaços físicos e sociais, mas também para acompanhar este processo.

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí