Os manuais de redação recomendam não noticiar sobre pessoas que tiram a própria vida, pelo fato de que isto possa estimular as pessoas. No entanto, muitas pessoas utilizam este método por estar em desespero com os problemas da vida, ficar depressivo e dentre outros problemas de saúde mental. Apesar de não falar sobre o assunto, este tipo de morte é a causa de 1% da morte dos jovens brasileiros, no qual o Brechando contou nesta reportagem.
“Mas isto é pouco em comparação a morte de outros jovens”. Verdade, caro leitor, mas há 30 anos este resultado não chegava que menos de 0,5%. Ou seja, os casos quase dobraram e agora que tem séries como “13 reasons Why” e a suposta brincadeira da Baleia Azul este número pode ajudar a crescer ou até mesmo prevenir. Então, a gente vai falar neste texto sobre o CVV.
O que é isso? É a sigla para Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.
Lá a pessoa que está depressiva liga para o número 141 (este é o número oficial, leitores) e dá o apoio emocional que o jovem merece naquela hora.
É associado ao Befrienders Worldwide, entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.
O CVV desenvolve outras atividades relacionadas a apoio emocional além do atendimento, com ações abertas à comunidade que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo em todo o Brasil. A instituição também mantém o Hospital Francisca Julia que atende pessoas com transtornos mentais e dependência química em São José dos Campo (SP).
Além do telefone, eles possuem posto de atendimentos. Em Natal, o CVV possui um que fica na Rua Vaz Gondim, 778, no bairro de Cidade Alta e o atendimento é 24 horas por dia. Ou seja, eles estão dispostos o tempo todo. O telefone é (84) 3221-4111. Ainda tem comunicação via Skype que está neste link aqui.
Além disso, o CVV tem o blog bacana sobre depressão e dentre outras atividades de melhoras à saúde mental, no qual coloco o link aqui.
Brasileiro é o 22º país mais depressivo, segundo ONU
Deixe um comentário