O que é o CVV? Qual importância dele para prevenção ao suicídio?

O que é o CVV? Qual importância dele para prevenção ao suicídio?

Compartilhe:

Os manuais de redação recomendam não noticiar sobre pessoas que tiram a própria vida, pelo fato de que isto possa estimular as pessoas. No entanto, muitas pessoas utilizam este método por estar em desespero com os problemas da vida, ficar depressivo e dentre outros problemas de saúde mental. Apesar de não falar sobre o assunto, este tipo de morte é a causa de 1% da morte dos jovens brasileiros, no qual o Brechando contou nesta reportagem.

“Mas isto é pouco em comparação a morte de outros jovens”. Verdade, caro leitor, mas há 30 anos este resultado não chegava que menos de 0,5%. Ou seja, os casos quase dobraram e agora que tem séries como “13 reasons Why” e a suposta brincadeira da Baleia Azul este número pode ajudar a crescer ou até mesmo prevenir. Então, a gente vai falar neste texto sobre o CVV.

O que é isso? É a sigla para Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

Lá a pessoa que está depressiva liga para o número 141 (este é o número oficial, leitores) e dá o apoio emocional que o jovem merece naquela hora.

É associado ao Befrienders Worldwide, entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.

O CVV desenvolve outras atividades relacionadas a apoio emocional além do atendimento, com ações abertas à comunidade que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo em todo o Brasil. A instituição também mantém o Hospital Francisca Julia que atende pessoas com transtornos mentais e dependência química em São José dos Campo (SP).

Além do telefone, eles possuem posto de atendimentos. Em Natal, o CVV possui um que fica na Rua Vaz Gondim, 778, no bairro de Cidade Alta e o atendimento é 24 horas por dia. Ou seja, eles estão dispostos o tempo todo. O telefone é (84) 3221-4111.  Ainda tem comunicação via Skype que está neste link aqui.

Além disso, o CVV tem o blog bacana sobre depressão e dentre outras atividades de melhoras à saúde mental, no qual coloco o link aqui.

Brasileiro é o 22º país mais depressivo, segundo ONU 

Segundo o ranking produzido pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável, agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU). No Relatório Mundial da Felicidade, o país caiu cinco posições em relação ao ano passado, ficando em 22º lugar entre 155 nações pesquisadas. No topo da lista estão Noruega, Dinamarca, Islândia, Suíça e Finlândia.
Para chegar a esse número, os pesquisadores perguntaram algo como: numa escada com dez degraus, onde o topo seria a melhor vida possível e a base a pior, como você se sente atualmente? Questões como expectativa de vida saudável, apoio social que as pessoas têm do governo, confiança nas instituições públicas, percepção de liberdade e generosidade foram levadas em consideração. A ideia é chamar atenção dos governos para políticas públicas que privilegiem o bem-estar e, ainda, mostrar que o PIB, a soma das riquezas produzidas pelo país, por si só não pode ser usado como indicador de qualidade de vida.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...