O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, na Índia, sendo o mais conhecido dos monumentos do país. Foi a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Alcorão. É incrustado com pedras semipreciosas, além de haver duas mesquitas e cercado por quatro minaretes.
O imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal. Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.
Nós temos o nosso Taj Mahal, só que com menos firulas que o prédio indiano. O Solar Bela Vista é um palacete residencial localizado em Natal, Rio Grande do Norte e foi construído em 1907, em estilo neoclássico, pelo então coronel Aureliano Medeiros, rico fazendeiro de plantação de algodão.
Os materiais foram trazidos de diversos países da Europa, assim como toda a mobília da casa. O casarão fica no centro do terreno, com jardins em volta. Tinha capela particular, para a missa dos domingos. Era assobradado e seu porão era habitável. No acabamento, a madeira foi usada amplamente em portas e janelas, mas também no piso e no forro de todos os cômodos.
Os traços geométricos da construção se repetem nos jardins, onde mangueiras, sapotizeiros e coqueiros cobriam de sombra o solar. Qual a relação com o Taj Mahal?
As constantes viagens do coronel deixavam sua linda esposa muito triste. Apaixonado, resolveu construir uma casa confortável no topo da cidade alta voltada para o rio Potengi. O lugar já foi um hotel luxuoso para poucos. Seu salão de festas foi testemunha de grandes festas desde a Segunda Guerra Mundial, quando a cidade foi base militar norte-americana.
Em 1948, Sinval Duarte Pereira, comprou a casa, deu-lhe o nome com que ficaria conhecido até os dias de hoje, ao inaugurar o Hotel Bela Vista. Com o fechamento do hotel, o palacete ficou muito tempo abandonado e a construção se deteriorou bastante, chegando a funcionar como cortiço, onde se abrigaram dezenas de pessoas. A casa foi restaurada na década de 80.
Atualmente é administrado pelo SESI e funciona como centro cultural e também abriga a Agência Cultural. Tem auditório para palestras, espaço para exposições e em suas salas são administradas aulas de música, artes plásticas e oficinas de artesanato.