Após ter falado desta matéria, o jornalista Gustavo Sobral, que também adora se aventurar na internet, mandou o link do seu aplicativo. Trata-se do Natal Histórica, criado para apresentar um pouco do patrimônio histórico da cidade de Natal, que sobrevive nos bairros de Cidade Alta e Ribeira. Tem gente que quer brechar os prédios da cidade, mas não tem carro, pegar um Eucaliptos, 53 ou 46 ou acha o Centro Histórico um lugar perigoso (que não deixa de ser verdade). Por isso, o jornalista e contou com a ajuda da Smarto.
Sobre a empresa que desenvolveu o aplicativo, ela já fez outros Apps móveis para smartphones e tablets. Para Natal Histórica, a Smarto preparou duas versões, uma para iOS e a outra para Android, respeitando a identidade de cada sistema. A Smarto ainda oferece serviços de consultoria e de viabilidade de ideias e projetos na área. Entre em contato e conheça os nossos serviços. A empresa também foi responsável sobre o aplicativo que conta a história da cidade de Caicó.
O critério de seleção foi utilizar as definições do Centro Histórico estabelecido pela Prefeitura na Década de 90, que é uma área delimitada de aproximadamente 201.278 m², na qual estão inseridos 150 imóveis de diversos estilos, incluindo a arquitetura colonial, neoclássica, art-déco e modernista. Com o App, você pode localizar o edifício no mapa (ilustrado pelo arquiteto Arthur Seabra) e saber um pouco sobre a sua história. Foram catalogados mais de 20 prédios que compõe o Centro Histórico de Natal. Só clicar no prédio e saiba a sua história, veja estes prints a seguir que eu usarei como exemplo:
Como vocês podem perceber, nós testamos o aplicativo para saber se ele presta mesmo. Ele é um ótimo começo para contar a história do Natal, visto que resume os detalhes de onde fica o prédio, o que funcionou e a sua atual função. Mas também poderia mapear aqueles prédios históricos que estão abandonados no Centro Histórico, como a Faculdade de Odontologia, que infelizmente hoje está abandonada, ou falar da Rua Conceição, a primeira rua de Natal.
Além disso, priorizou mais a Cidade Alta do que a Ribeira e lembrar que a parte de baixo do Centro Histórico foi o que ajudou no desenvolvimento comercial da cidade.
Mas, se quiser aprender o básico da história de Natal, baixe este aplicativo, pois vale a pena.
O aplicativo não tem página nas redes sociais, mas você pode encontrar mais informações através deste link.
Deixe um comentário