Brechando/Cidades / Jornalista cria um aplicativo para mostrar prédios históricos de Natal

Jornalista cria um aplicativo para mostrar prédios históricos de Natal

Após ter falado desta matéria, o jornalista Gustavo Sobral, que também adora se aventurar na internet, mandou o link do seu aplicativo. Trata-se do Natal Histórica, criado para apresentar um pouco do patrimônio histórico da cidade de Natal, que sobrevive nos bairros de Cidade Alta e Ribeira. Tem gente que quer brechar os prédios da cidade,…

Compartilhe:

Após ter falado desta matéria, o jornalista Gustavo Sobral, que também adora se aventurar na internet, mandou o link do seu aplicativo. Trata-se do Natal Histórica, criado para apresentar um pouco do patrimônio histórico da cidade de Natal, que sobrevive nos bairros de Cidade Alta e Ribeira. Tem gente que quer brechar os prédios da cidade, mas não tem carro, pegar um Eucaliptos, 53 ou 46 ou acha o Centro Histórico um lugar perigoso (que não deixa de ser verdade). Por isso, o  jornalista e contou com a ajuda da Smarto.

Sobre a empresa que desenvolveu o aplicativo, ela já fez outros Apps móveis para smartphones e tablets. Para Natal Histórica, a Smarto preparou duas versões, uma para iOS e a outra para Android, respeitando a identidade de cada sistema. A Smarto ainda oferece serviços de consultoria e de viabilidade de ideias e projetos na área. Entre em contato e conheça os nossos serviços. A empresa também foi responsável sobre o aplicativo que conta a história da cidade de Caicó.

O critério de seleção foi utilizar as definições do Centro Histórico estabelecido pela Prefeitura na Década de 90, que é uma área delimitada de aproximadamente 201.278 m², na qual estão inseridos 150 imóveis de diversos estilos, incluindo a arquitetura colonial, neoclássica, art-déco e modernista. Com o App, você pode localizar o edifício no mapa (ilustrado pelo arquiteto Arthur Seabra) e saber um pouco sobre a sua história. Foram catalogados mais de  20 prédios que compõe o Centro Histórico de Natal. Só clicar no prédio e saiba a sua história, veja estes prints a seguir que eu usarei como exemplo:

Da esquerda para direita:
1- Mostra a introdução do Centro Histórico
2- Apertando o botão do meio do app mostra os diversos prédios mapeados
3- Informação do prédio histórico escolhido
Aqui tem um mapa com os alfinetes demarcando aonde fica cada prédio histórico do Centro Histórico

Como vocês podem perceber, nós testamos o aplicativo para saber se ele presta mesmo. Ele é um ótimo começo para contar a história do Natal, visto que resume os detalhes de onde fica o prédio, o que funcionou e a sua atual função. Mas também poderia mapear aqueles prédios históricos que estão abandonados no Centro Histórico, como a Faculdade de Odontologia, que infelizmente hoje está abandonada, ou falar da Rua Conceição, a primeira rua de Natal.

Além disso, priorizou mais a Cidade Alta do que a Ribeira e lembrar que a parte de baixo do Centro Histórico foi o que ajudou no desenvolvimento comercial da cidade.

Mas, se quiser aprender o básico da história de Natal, baixe este aplicativo, pois vale a pena.

O aplicativo não tem página nas redes sociais, mas você pode encontrar mais informações através deste link.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus