Brechando/Cidades / Aposentado usa parede para consultar ruas de Satélite

Aposentado usa parede para consultar ruas de Satélite

Muita gente acha que Cidade Satélite é um canto muito estranho, principalmente por ficar próximo de algumas dunas da cidade e não ser uma região bastante povoada. Relatos de parentes e amigos apontaram que já ficaram perdidos na região. Porém, alguns problemas podem ser solucionados, como criando um mapa no meio da rua. Andando pelas…

Compartilhe:

Muita gente acha que Cidade Satélite é um canto muito estranho, principalmente por ficar próximo de algumas dunas da cidade e não ser uma região bastante povoada. Relatos de parentes e amigos apontaram que já ficaram perdidos na região. Porém, alguns problemas podem ser solucionados, como criando um mapa no meio da rua.

image

Andando pelas ruas do conjunto Cidade Satélite, o funcionário público aposentado Adalberto Albuquerque teve a brilhante ideia de criar algo como forma de consultar as ruas do lugar aonde mora. Para quem não sabe, Satélite, como é carinhosamente chamado pelos moradores, fica no bairro de Pitimbu, onde nos últimos 15 anos a população da região cresceu bastante, principalmente com a criação de condomínios fechados.

image

Adalberto, que se orgulha por ter o mesmo sobrenome “que o fundador da cidade do Natal”, percebeu que a lateral da rua onde mora tem um muro em formato de caminhão e criou a “Carreta da Utilidade Pública”, onde desenhou um motorista dirigindo uma carreta, aproveitou o formato da localização do quarteirão onde mora e criou uma mapa interativo para mostrar quais eram as ruas próximas. Vamos dizer que é um infográfico físico.

E deu muito certo, se olhar o Google Maps com o mapa do senhor Adalberto, os dados estão corretos.

image

A Carreta de Utilidade Pública mostra a ordem e os nomes de quais ruas (todas com nomes de serra) que o cidadão andará, dependendo do sentido escolhido.

“Sou aposentado e preciso colocar algumas coisas na minha cabeça. Aí sempre fico lendo revista de conhecimento, principalmente quando fala de geografia e português”, disse o Adalberto, que sempre tem o costume de ficar andando pela calçada e conversar com as pessoas.

Para quem não sabe a diferença entre um caminhão e uma carreta. A diferença entre carretas e caminhões é que nas carretas a força motriz as rodas de tração e o motor ficam em uma parte enquanto a carga fica em outra. A parte em que fica a cabine recebe o nome de cavalo mecânico e a parte em que fica a carga (módulo de carga) é o semi-reboque.

Sem contar que o segundo citado tem muito mais rodas (por isso o desenho tem uma arruma de pneus desenhados). O desenho quase seguiu bem direitinho, visto que uma carreta tem 16 rodas, três a mais que a reprodução.

A entrevista quase não iria acontecer, inicialmente só queria fotografar o mapa interativo e mostrar aos leitores. Entrevistá-lo foi como ganhar um bônus numa partida de videogame. Ele estava na calçada. Logicamente perguntei quem foi a ideia da carreta, ele prontamente assumiu a autoria, com uma revista sobre língua portuguesa nas mãos.

“Sempre fui muito bom de desenho, sabe? Percebi que o muro tinha formato de caminhão e pedi para que uma pessoa pintasse. Gosto de cuidar dessa redondeza, até contratei um menino para limpar o terreno próximo”, comentou o idoso, que mora perto dos familiares. Ele também queria retirar as pichações que tanto marcavam aquele muro antes.

“Alguns tinham até palavrões cabeludos”, disse.

O gentil aposentado comentou um pouco de sua trajetória, principalmente quando foi funcionário público na “época que o Brasil era presidido por Juscelino Kubitschek e ficou 50 anos morando em outras cidades”.

“Eu retornei ao Rio Grande do Norte, porque sou filho da terra e para ficar próximo dos meus filhos”, comentou.

Além de ajudar os moradores de Cidade Satélite a conhecer as ruas de onde mora, foi uma forma dele decorar os caminhos de Cidade Satélite.

O mapa foi um sucesso e muita gente para na região para fotografar. É uma opção quando está perdido, visto que todas as ruas liga para a Avenida dos Caiapós, uma das vias principais do conjunto. É normal uma ou outra pessoa compartilhar a ideia nas redes sociais.  Foi assim que descobrimos esta curiosidade natalense.

O desenho foi criado em 2011 e sempre passa por alguns ajustes ao longo dos anos. Acessando ao Google Street View consegue visualizar a evolução da “Carreta de Utilidade Pública”. Veja as imagens a seguir:

O último registro do Street View foi em dezembro de 2014. Quase dois anos depois, o mapa em formato de carreta ainda está intacto.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus