Brechando/Cidades / Falando sobre o encontro de Roosevelt e Vargas em Natal

Falando sobre o encontro de Roosevelt e Vargas em Natal

Dia 24 de agosto é o aniversário de morte de Getúlio Vargas e um dos momentos marcantes do ex-presidente do Brasil foi o encontro dele com o presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt (Foto acima). Esse encontro aconteceu no ano de 1943 e marca o início da participação do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial.…

Compartilhe:

Dia 24 de agosto é o aniversário de morte de Getúlio Vargas e um dos momentos marcantes do ex-presidente do Brasil foi o encontro dele com o presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt (Foto acima). Esse encontro aconteceu no ano de 1943 e marca o início da participação do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. O nome do encontro se chamou Conferência do Potengi, por causa do nome do rio que banha a capital potiguar.

A reunião aconteceu no dia 29 de janeiro de 1943, o presidente americano na época da Segunda Guerra, Franklin Delano Roosevelt, e o presidente brasileiro Getúlio Vargas visitaram a Rampa e celebraram no local a Conferência do Potengi. O encontro resultou na transformação da Rampa em uma base aérea militar utilizada durante a Segunda Guerra Mundial sendo utilizada até 1944.

Os Estados Unidos adentraram a Segunda Guerra Mundial após os japoneses terem atacado a base militar de Pearl Habor, no Havaí, em 1941. Então, os americanos se juntaram com a Inglaterra, União Soviética e China para atacar os integrantes do Eixo, formado pela Itália, Alemanha e Japão.

Voltando da Conferência de Casablanca, que decidiu sobre o caminho a ser seguido pelos aliados, o presidente americano decidiu visitar as instalações militares na região de Natal, que contribuíam principalmente com o envio de aeronaves e suprimentos para os frontes na África e Ásia. Além da visita, ocorreu a conferência entre os dois presidentes a bordo de um destroyer americano atracado no porto de Natal, no Rio Grande do Norte.

O porto está localizado às margens do Rio Potengi, daí o nome da conferência. Após sair do porto, que fica na Rua Chile, o Roosevelt conheceu a Rampa, base militar dos Estados Unidos que foi instalada na cidade.

A Rampa é uma antiga estação de passageiros e de transporte de correspondências, utilizada como base para receber hidroaviões. Seu posicionamento estratégico, em Natal, Rio Grande do Norte, a tornou de indubitável valor durante o transcorrer da Segunda Guerra Mundial, na década de 40, quando veio a se tornar a primeira base a operar missões da guerra na América do Sul.

No início da história da aviação, devido à precariedade mecânica das aeronaves e à raridade das pistas de pouso, era comum a utilização de hidroaviões, principalmente nas rotas aéreas que cruzavam longos trechos de oceanos e mares. Por sua proximidade com a África e a Europa, Natal foi escolha natural para sediar uma base. À época, grande parte dos voos entre a Europa e a América do Sul faziam escala no local.

Em 1930 foi construído o prédio atual. Operavam no local as companhias aéreas Pan American, Pan Air do Brasil e Lufthansa. No final da década de 1930 foi construído o declive que deu nome ao local, a rampa, para facilitar o acesso dos hidroaviões.

Voltando a falar sobre a Conferência do Potengi, os presidentes, durante o encontro, definiram os acordos que deram origem à Força Expedicionária Brasileira (FEB), que foi uma força militar aero-terrestre constituída na sua totalidade por 25.834 homens e mulheres.

Falaremos da FEB em uma outra postagem.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus