Brechando/Cidades / Visitando uma horta orgânica no meio da cidade

Visitando uma horta orgânica no meio da cidade

O que são alimentos orgânicos? São aqueles produzidos sem a ajuda de químicos, como conservantes, corantes, agrotóxicos e dentre outros produtos. A comida é bem mais saudável e o sabor é bem diferente daqueles produzidos em grandes latifúndios. Para achar estes produtos precisa ir numa horta orgânica ou feira especializada nesses produtos. Sem contar que…

Compartilhe:

O que são alimentos orgânicos? São aqueles produzidos sem a ajuda de químicos, como conservantes, corantes, agrotóxicos e dentre outros produtos. A comida é bem mais saudável e o sabor é bem diferente daqueles produzidos em grandes latifúndios. Para achar estes produtos precisa ir numa horta orgânica ou feira especializada nesses produtos.

Sem contar que os agrotóxicos afetam a saúde dos consumidores, moradores do entorno de áreas de produção agrícola ou de produção de agrotóxicos, comunidades são atingidas por resíduos de pulverização aérea e trabalhadores são expostos a estes.

Vamos focar inicialmente na horta orgânica. Em Natal existe uma horta orgânica no meio da cidade e fica no bairro de Capim Macio, entre os prédios e casas onde tem o IPTU mais caro da cidade. Fica na Rua Américo Soares Wanderley, primeira rua depois do restaurante Sal e Brasa.

12030811_962538390480637_173783666_n

O local fica em um cercadinho colorido e cheio de plantas. Ao entrar, você sente o cheiro maravilhoso das plantas. Por mim, levava todas as frutas, verduras e flores que são vendidas naquela horta, que é administrada por um casal chamado Alexandra e Garcia.

Todos os produtos que são vendidos foram plantados naquele lugar. Eles vendem maracujá, tomate, alface, berinjela, pimentão, inhame, pitaia (fruta original de cactos e é super nutritiva), cebolinha, alface (de todos os tipos que possa imaginar) e dentre milhares de coisas.

As cebolas e o alho não são plantados lá, mas por uma família de agricultores da cidade de Monte Alegre. Eles também valorizam a agricultura familiar, uma vez que garante o sustento de muitas pessoas vindas do Rio Grande do Norte. Outras horas orgânicas existentes no Rio Grande do Norte e próximas à Natal ficam em Pium (no município de Parnamirim) ou em Nísia Floresta.

Como faz para comprar os produtos? Primeiro, o cliente pega a bacia, que fica numa espécie de mercadinho bem no centro da horta orgânica e coloca os produtos desejados. Os preços de cada produto estão expostos e os preços são bastante acessíveis.

Não tem aquele alface que desejava ?  Então, você pergunta ao funcionário e ele vai até a horta e retira o produto na sua frente, rapidamente.

Produtos oferecidos na horta
Produtos oferecidos na horta

Depois é só pagar os produtos comprados. Apesar de ter bastante sacolas plásticas no local, recomenda-se que você leve a sua sacola retornável, pois o Meio Ambiente vai agradecer bastante, sem contar que o plástico demora mil anos para decompor na natureza.

Uma forma de que eles fazem para fertilizar o solo sem precisar de uso de químicos é fazendo a rotação de cultura. Eles dividem as áreas em diversos terrenos, no qual uma parte está plantada e outra está apenas com adubo, feito de lixo orgânico vindo de coleta seletiva. Depois, eles trocam as plantações no terreno adubado e assim por diante. Isto ajuda o solo não se esgotar os nutrientes.

O local funciona das 7h30 às 12 horas. Cheguem cedo, pois quando chega no final a quantidade de produtos é escassa.

Quer saber mais? Curta a fanpage da Horta Orgânica de Capim Macio

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus