O que são alimentos orgânicos? São aqueles produzidos sem a ajuda de químicos, como conservantes, corantes, agrotóxicos e dentre outros produtos. A comida é bem mais saudável e o sabor é bem diferente daqueles produzidos em grandes latifúndios. Para achar estes produtos precisa ir numa horta orgânica ou feira especializada nesses produtos.
Sem contar que os agrotóxicos afetam a saúde dos consumidores, moradores do entorno de áreas de produção agrícola ou de produção de agrotóxicos, comunidades são atingidas por resíduos de pulverização aérea e trabalhadores são expostos a estes.
Vamos focar inicialmente na horta orgânica. Em Natal existe uma horta orgânica no meio da cidade e fica no bairro de Capim Macio, entre os prédios e casas onde tem o IPTU mais caro da cidade. Fica na Rua Américo Soares Wanderley, primeira rua depois do restaurante Sal e Brasa.
O local fica em um cercadinho colorido e cheio de plantas. Ao entrar, você sente o cheiro maravilhoso das plantas. Por mim, levava todas as frutas, verduras e flores que são vendidas naquela horta, que é administrada por um casal chamado Alexandra e Garcia.
Todos os produtos que são vendidos foram plantados naquele lugar. Eles vendem maracujá, tomate, alface, berinjela, pimentão, inhame, pitaia (fruta original de cactos e é super nutritiva), cebolinha, alface (de todos os tipos que possa imaginar) e dentre milhares de coisas.
As cebolas e o alho não são plantados lá, mas por uma família de agricultores da cidade de Monte Alegre. Eles também valorizam a agricultura familiar, uma vez que garante o sustento de muitas pessoas vindas do Rio Grande do Norte. Outras horas orgânicas existentes no Rio Grande do Norte e próximas à Natal ficam em Pium (no município de Parnamirim) ou em Nísia Floresta.
Como faz para comprar os produtos? Primeiro, o cliente pega a bacia, que fica numa espécie de mercadinho bem no centro da horta orgânica e coloca os produtos desejados. Os preços de cada produto estão expostos e os preços são bastante acessíveis.
Não tem aquele alface que desejava ? Então, você pergunta ao funcionário e ele vai até a horta e retira o produto na sua frente, rapidamente.
Depois é só pagar os produtos comprados. Apesar de ter bastante sacolas plásticas no local, recomenda-se que você leve a sua sacola retornável, pois o Meio Ambiente vai agradecer bastante, sem contar que o plástico demora mil anos para decompor na natureza.
Uma forma de que eles fazem para fertilizar o solo sem precisar de uso de químicos é fazendo a rotação de cultura. Eles dividem as áreas em diversos terrenos, no qual uma parte está plantada e outra está apenas com adubo, feito de lixo orgânico vindo de coleta seletiva. Depois, eles trocam as plantações no terreno adubado e assim por diante. Isto ajuda o solo não se esgotar os nutrientes.
O local funciona das 7h30 às 12 horas. Cheguem cedo, pois quando chega no final a quantidade de produtos é escassa.
Quer saber mais? Curta a fanpage da Horta Orgânica de Capim Macio