Brechando/Cidades / Conheça o projeto Casa das Palavras

Conheça o projeto Casa das Palavras

Andando por alguns pontos da cidade, como o Parque das Dunas e Cidade das Crianças, você já deve ter visto uma casinha cheia de livros. Mas o que é isso? Faz parte do projeto Casa das Palavras, criado para estimular a leitura em Natal e no interior do Rio Grande do Norte. Atualmente, o projeto…

Compartilhe:

Andando por alguns pontos da cidade, como o Parque das Dunas e Cidade das Crianças, você já deve ter visto uma casinha cheia de livros. Mas o que é isso? Faz parte do projeto Casa das Palavras, criado para estimular a leitura em Natal e no interior do Rio Grande do Norte. Atualmente, o projeto atua em Pau dos Ferros, Jardim de Piranhas, Caicó, Currais Novos, Mossoró, Assú, Angicos, São Paulo do Potengi, Macaíba, Ceará-Mirim, Parnamirim e Natal.

O projeto teve início em 2014, sendo realizado nas cidades de Assú e Pau dos Ferros. Em 2015, a trupe da Casa das Palavras seguiu o roteiro de Currais Novos, Ceará-Mirim, Macaíba, São Paulo do Potengi, Caicó, Mossoró, Natal e Jardim de Piranhas. Neste ano, eles pensam expandir para João Câmara e São Gonçalo do Amarante.

A Casa das Palavras oferece à população uma programação lúdica voltada para a cultura potiguar, com oficinas de coral, xilogravura, cordel, contação de histórias, mamulengo, teatro, além de encontros e palestras com autores, lançamento de livros e apresentações artísticas. A ideia é integrar as pessoas e as várias manifestações culturais.

Além de eventos culturais, eles instalaram minibibliotecas, um instrumento artesanal e lúdico que fica plantado em cada cidade que abraça o projeto, e que busca fortalece o direito à cidadania da população através do conhecimento e do acesso ao livro. As minibibliotecas foram inspiradas no projeto americano Little Free Library.

Recentemente, os artistas Luiza de Souza e Arbus fizeram as suas artes nas mais recentes bibliotecas itinerantes espalhadas em Natal.

Como faz para doar o livro? Se você tem um livro que quer desapegar, procure as pequenas bibliotecas têm formato de casinhas coloridas de madeiras espalhadas por Natal e deixar. De acordo com o projeto, existem mais de 30 casinhas dessas espalhadas em todo o Rio Grande do Norte.

Artista Arbus também decorou uma mini-biblioteca

A Casa das Palavras recebe o patrocínio da Cosern, da Oi e do Governo do RN através da Lei Câmara Cascudo. E da Unimed Natal, Arena das Dunas e prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão. Uma ação cultural com muitos quilômetros percorridos, com muitos rostos desconhecidos que vão ganhando sorrisos e um tom poético que fica registrado, para um todo e sempre, na alma da Casa das Palavras.

Comentários

Uma resposta para “Conheça o projeto Casa das Palavras”

  1. Maria Aparecida dos Santos Mariano

    Já mandei e-mail para a solicitação da casinha no Projeto Debaixo da Mangueira em Mossoró. Falei com Rilder na Feira do livro. Aguardando resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus

toggle icon