Brechando/Cidades / Falta insulina na rede de saúde em Natal

Falta insulina na rede de saúde em Natal

A Associação Potiguar Amigos dos Diabéticos (APAD), fundada neste ano, denuncia a falta de insulinas nos postos das redes municipais de saúde. Desde a quarta-feira (11), a equipe está fazendo uma campanha nas redes sociais para falar da ausência do medicamento da marca Lantus, que acontece desde maio deste ano. A campanha pode ser conferida…

Compartilhe:

A Associação Potiguar Amigos dos Diabéticos (APAD), fundada neste ano, denuncia a falta de insulinas nos postos das redes municipais de saúde. Desde a quarta-feira (11), a equipe está fazendo uma campanha nas redes sociais para falar da ausência do medicamento da marca Lantus, que acontece desde maio deste ano.

A campanha pode ser conferida neste link:

Insulina é a hormona responsável pela redução da glicemia (taxa de glicose no sangue), ao promover o ingresso de glicose nas células.Esta é também essencial no consumo de carboidratos, na síntese de proteínas e no armazenamento de lipídios. Quando a produção de insulina é deficiente, a glicose acumula-se no sangue e na urina, destruindo as células por falta de abastecimento: diabetes mellitus.

Para pacientes nessa condição, a insulina é providenciada através de injeções, ou bombas de insulina.

No caso da Lantus, a insulina vem em forma de caneta ou em injeção, no qual o paciente coloca no abdômen o medicamento para controlar as taxas de glicose a partir de um período mais longo. Desde o ano de 2014, a Justiça acatou a ação do Ministério Público obriga todos os estados brasileiros a fornecer insulinas de longa duração.

Insulina da marca Lantus
Insulina da marca Lantus

A vantagem destes medicamentos é que são capazes de manter a glicemia em valores adequados por muito mais tempo do que uma insulina normal. A detemir e a glargina têm uma duração total de 20 a 26 horas. Entretanto, o medicamento é mais caro que as outras insulinas existentes no mercado.

Como a insulina é um medicamento na categoria de saúde básica, o mesmo é distribuído pelas redes municipais.

De acordo com Wellinton Albuquerque, presidente da Associação Potiguar Amigos dos Diabéticos, eles já tentaram entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para saber quando voltará a ficar disponível, mas sem sucesso.

“Estivemos em reunião com o secretário de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, já faz duas semanas e ele foi categórico com a nossa associação de que o Município não tinha mais dinheiro para comprar as insulinas e insumos, e que a farmácia municipal não iria mais fornecer as insulina e insumos por enquanto. Além disso, nos orientou a judicializar para obter os meu medicamentos”, afirmou Albuquerque.

Wellinton comentou que o preço da Lantus nas farmácias, por exemplo, pode custar entre R$ 125,00 a R$ 150,00, sendo em média um diabético utiliza de 3 a 4 canetas de insulina por mês. Além das insulinas, estão faltando tiras de medição de glicemia e lancetas para a coleta de sangue para medição da glicemia.

“Estamos cadastrando todos os diabéticos que deixaram de receber as insulinas e insumos para judicializar os seus direitos”, afirmou o presidente da Associação, no qual comentou que outras cidades do Rio Grande do Norte estão passando por esse mesmo problema.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus