Esta estátua traz a imagem do ex-governador Dinarte Mariz, o maior inimigo político de Aluísio Alves. Por isso que o nome oficial da Via Costeira é “Avenida Senador Dinarte Mariz”. É uma via expressa e litorânea de aproximadamente 10 quilômetros que faz a ligação entre as zonas Sul e Leste de Natal, fica entre as praias e dunas.
O lado da praia é tomado por hotéis luxuosos, de quatro a cinco estrelas, e tem um longo calçadão para caminhadas ou andar de bicicleta. Em outro canto fica a área verde pertencente ao Parque das Dunas. Foi construída em 1985 pelo então governador José Agripino (Aliado político de Mariz e pertencia ao mesmo partido).
Sobre Dinarte Mariz, ele se estabeleceu comerciante de algodão em Caicó, onde tomou partido em favor da Aliança Liberal que tinha Getúlio Vargas e João Pessoa como candidatos a presidente e a vice-presidente nas eleições de 1930.
Como reflexo desse evento, Mariz foi escolhido prefeito de Caicó em 1930. Em 1945 Dinarte Mariz ingressou na União Democrática Nacional (UDN) e nesse mesmo ano foi derrotado ao disputar uma cadeira de senador, fato que se repetiria em 1950. Entretanto, teve êxito em 1954 e em 1955 foi eleito governador do Rio Grande do Norte.
Em 1962 foi eleito para o segundo mandato de senador e apoiou a deposição de João Goulart e a instauração do Regime Militar de 1964 ingressando depois na Aliança Renovadora Nacional (ARENA), sendo reeleito senador em 1970 e reconduzido ao cargo pela via indireta em 1978 por força do Pacote de Abril baixado no ano anterior.
Com a reforma partidária no fim do Governo Militar, filiou-se ao PDS (hoje, Democratas)embora tenha sido árduo defensor do bipartidarismo e tenha apresentado restrições à Lei da Anistia. Após sua morte sua cadeira, no ano de 1984, foi ocupada pelo seu genro e primeiro suplente Moacir Duarte. Ele era tio-avô da atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria.
Deixe um comentário