Brechando/Cidades / Quem é esta estátua no início da Via Costeira?

Quem é esta estátua no início da Via Costeira?

Esta estátua traz a imagem do ex-governador Dinarte Mariz, o maior inimigo político de Aluísio Alves. Por isso que o nome oficial da Via Costeira é “Avenida Senador Dinarte Mariz”. É uma via expressa e litorânea de aproximadamente 10 quilômetros que faz a ligação entre as zonas Sul e Leste de Natal, fica entre as praias…

Compartilhe:

Esta estátua traz a imagem do ex-governador Dinarte Mariz, o maior inimigo político de Aluísio Alves. Por isso que o nome oficial da Via Costeira é “Avenida Senador Dinarte Mariz”. É uma via expressa e litorânea de aproximadamente 10 quilômetros que faz a ligação entre as zonas Sul e Leste de Natal, fica entre as praias e dunas.

O lado da praia é tomado por hotéis luxuosos, de quatro a cinco estrelas, e tem um longo calçadão para caminhadas ou andar de bicicleta. Em outro canto fica a área verde pertencente ao Parque das Dunas. Foi construída em 1985 pelo então governador José Agripino (Aliado político de Mariz e pertencia ao mesmo partido).

Sobre Dinarte Mariz, ele se estabeleceu comerciante de algodão em Caicó, onde tomou partido em favor da Aliança Liberal que tinha Getúlio Vargas e João Pessoa como candidatos a presidente e a vice-presidente nas eleições de 1930.

Como reflexo desse evento, Mariz foi escolhido prefeito de Caicó em 1930.  Em 1945 Dinarte Mariz ingressou na União Democrática Nacional (UDN) e nesse mesmo ano foi derrotado ao disputar uma cadeira de senador, fato que se repetiria em 1950. Entretanto, teve êxito em 1954 e em 1955 foi eleito governador do Rio Grande do Norte.

Em 1962 foi eleito para o segundo mandato de senador e apoiou a deposição de João Goulart e a instauração do Regime Militar de 1964 ingressando depois na Aliança Renovadora Nacional (ARENA), sendo reeleito senador em 1970 e reconduzido ao cargo pela via indireta em 1978 por força do Pacote de Abril baixado no ano anterior.

Com a reforma partidária no fim do Governo Militar, filiou-se ao PDS (hoje, Democratas)embora tenha sido árduo defensor do bipartidarismo e tenha apresentado restrições à Lei da Anistia. Após sua morte sua cadeira, no ano de 1984, foi ocupada pelo seu genro e primeiro suplente Moacir Duarte. Ele era tio-avô da atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus