No meio de casas comerciais na Rua Vigário Bartolomeu, no bairro de Cidade Alta, existe um prédio bem grande, com cores bege e vermelho, chamado o Edifício 21 de Março e foi o primeiro prédio deste porte a ser construído na cidade. São 10 andares onde contam a história da vanguarda social, cultural e política de Natal. Até hoje, alguns escritórios médicos, imobiliárias, consultórios médicos, consultórios odontológicos e dentre outras coisas.
O prédio nasceu com o nome de batismo da loja maçônica 21 de março, que fica próximo do local e tem um prédio próximo desde o século 19. O condomínio foi inaugurado no dia 1 de novembro de 1964. Foi um dos percursores do processo de verticalização da cidade.
Ainda tem gente morando por lá desde a sua inauguração. Portanto, o prédio é residencial e comercial. É o primeiro e um dos poucos prédios deste porte, já passaram inúmeros médicos, políticos (sim, alguns tem gabinetes no prédio), dentistas, advogados e empresários.
Se você jogar no Google, alguns condôminos utilizam os apartamentos do 21 de março como forma de hospedar os turistas que vem para Natal, algo que já é comum no Rio de Janeiro com os prédios localizados nos bairros de Copacabana e Botafogo.
A parte de baixo do prédio, perto da portaria, possui algumas lojas da cidade e dentre outros serviços. O local já faz parte da história juntamente com os prédios históricos vizinhos, como a Pinacoteca do Estado, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação e a Praça Padre João Maria.
A equipe do Zoon lançou um filme sobre a história do prédio 21 de Março, intitulado de “21 de Março – dez andares de histórias”, que tem duas versões: uma de 30 minutos e a outra de 50 minutos. O vídeo traz depoimentos de moradores e pessoas que tiveram uma participação importante dentro do prédio. Confira o trailer a seguir:
Deixe um comentário