Home/Cidades / Chuva: O dia que Natal parou

Chuva: O dia que Natal parou

Chuvas Natal

Natal, capital do Rio Grande do Norte, surpreendeu com a chegada de chuvas fora da estação que causou dversas mudanças no começo desta semana. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

Natal, capital do Rio Grande do Norte, enfrenta uma situação crítica devido às chuvas intensas que já ultrapassaram a média esperada para todo o mês de novembro. Além disso, a Defesa Civil municipal revelou em uma coletiva nesta quarta-feira que o volume de chuvas atingiu 241 milímetros em apenas 24 horas, muito acima da média histórica de 28mm para o mês.

Fernanda Jucá, chefe de operações da defesa municipal, destacou a gravidade da situação, informando que mais de 30 ocorrências apenas pela manhã. Ainda mais esse volume atípico de chuvas sobrecarregou os sistemas de drenagem da cidade, resultando em inundações e problemas generalizados.

Independente de qual lugar que você iria caminhar para Natal, para estudo ou trabalho, você ficou todo atrapalhado, teve seu carro levando para o guincho ou simplesmente parou o carro ou teve que tirar água com o rodo. A não ser que sua casa ficou toda infiltrada.

Hoje de manhã, 28 de novembro, a equipe do Brechando fotografou alguns pontos da cidade e o resultado, portanto, pode ver a seguir:

Desde segunda-feira (27) Natal teve uma onda de chuvas que provocou diversas zonas de alagamento na capital potiguar (Fotos: Lara Paiva)

Pontos das quatro zonas urbanas identificam pontos de alagamento e várias pessoas desabrigadas.

A inauguração da árvore de Natal de Mirassol foi adiada.

Chuveu mais que o esperado o final de novembro todo.

(Fotos: Lara Paiva)

RN registra maiores acumulados de chuva no Brasil em vinte e quatro horas

O Rio Grande do Norte registrou nas últimas 24 horas, os maiores volumes de chuva em apenas um dia no mês de novembro, classificado pela climatologia como quente e seco. Foram 321 milímetros em Brejinho, no Agreste Potiguar, sendo o mais chuvoso do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Durante o ano inteiro o município registrou em torno de 600 mm.

No município de Extremoz (Litoral Potiguar) foram 261mm; Monte Alegre (Agreste) 285; Lagoa de Pedras (Agreste Potiguar) 250mm; Lagoa Salgada (Agreste Potiguar) 241 mm. Em Natal, contudo, choveu 194 mm; em Macaíba 197 mm; São Gonçalo do Amarante 161; Parnamirim 129 mm. A Emparn registrou essas precipitações no período compreendido entre 7h00 do dia 27/11 às 7h00 desta terça-feira, dia 28/11/2023.

A previsão para o restante da semana é de chuvas com volumes menos intensos.

Previsão de chuvas nos próximos dias

28/11/23 – Terça-feira – Céu nublado com chuvas e trovoadas, céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.

29/11/23 – Quarta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral, Vale do Açu e região de Mossoró, demais regiões, todavia, terão céu parcialmente nublado a claro.

30/11/23 – Quinta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral, demais regiões céu parcialmente nublado a claro.

01/12/23 – Sexta-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todo estado.

02/12/23 – Sábado – Céu parcialmente nublado com chuvas no litoral, céu nublado a claro em nas demais regiões do estado.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus