Chuva: O dia que Natal parou

Chuva: O dia que Natal parou

Compartilhe:

Natal, capital do Rio Grande do Norte, enfrenta uma situação crítica devido às chuvas intensas que já ultrapassaram a média esperada para todo o mês de novembro. Além disso, a Defesa Civil municipal revelou em uma coletiva nesta quarta-feira que o volume de chuvas atingiu 241 milímetros em apenas 24 horas, muito acima da média histórica de 28mm para o mês.

Fernanda Jucá, chefe de operações da defesa municipal, destacou a gravidade da situação, informando que mais de 30 ocorrências apenas pela manhã. Ainda mais esse volume atípico de chuvas sobrecarregou os sistemas de drenagem da cidade, resultando em inundações e problemas generalizados.

Independente de qual lugar que você iria caminhar para Natal, para estudo ou trabalho, você ficou todo atrapalhado, teve seu carro levando para o guincho ou simplesmente parou o carro ou teve que tirar água com o rodo. A não ser que sua casa ficou toda infiltrada.

Hoje de manhã, 28 de novembro, a equipe do Brechando fotografou alguns pontos da cidade e o resultado, portanto, pode ver a seguir:

Desde segunda-feira (27) Natal teve uma onda de chuvas que provocou diversas zonas de alagamento na capital potiguar (Fotos: Lara Paiva)

Pontos das quatro zonas urbanas identificam pontos de alagamento e várias pessoas desabrigadas.

A inauguração da árvore de Natal de Mirassol foi adiada.

Chuveu mais que o esperado o final de novembro todo.

(Fotos: Lara Paiva)

RN registra maiores acumulados de chuva no Brasil em vinte e quatro horas

O Rio Grande do Norte registrou nas últimas 24 horas, os maiores volumes de chuva em apenas um dia no mês de novembro, classificado pela climatologia como quente e seco. Foram 321 milímetros em Brejinho, no Agreste Potiguar, sendo o mais chuvoso do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Durante o ano inteiro o município registrou em torno de 600 mm.

Você pode ler também:  O que Natal precisa melhorar, segundo os jovens

No município de Extremoz (Litoral Potiguar) foram 261mm; Monte Alegre (Agreste) 285; Lagoa de Pedras (Agreste Potiguar) 250mm; Lagoa Salgada (Agreste Potiguar) 241 mm. Em Natal, contudo, choveu 194 mm; em Macaíba 197 mm; São Gonçalo do Amarante 161; Parnamirim 129 mm. A Emparn registrou essas precipitações no período compreendido entre 7h00 do dia 27/11 às 7h00 desta terça-feira, dia 28/11/2023.

A previsão para o restante da semana é de chuvas com volumes menos intensos.

Previsão de chuvas nos próximos dias

28/11/23 – Terça-feira – Céu nublado com chuvas e trovoadas, céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.

29/11/23 – Quarta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral, Vale do Açu e região de Mossoró, demais regiões, todavia, terão céu parcialmente nublado a claro.

30/11/23 – Quinta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral, demais regiões céu parcialmente nublado a claro.

01/12/23 – Sexta-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todo estado.

02/12/23 – Sábado – Céu parcialmente nublado com chuvas no litoral, céu nublado a claro em nas demais regiões do estado.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí