Brechando/Artistas Potiguares / CineQueer entra em sua sétima edição e exibe o filme Uýra

CineQueer entra em sua sétima edição e exibe o filme Uýra

O Cinequeer mostra sobre Uýra, uma artista trans indígena, viaja pela floresta amazônica em uma jornada de autodescoberta usando performance. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

A Casa da Ribeira recebe a sétima do CineQueer 7, onde mostram cinemas voltados para questão LGBTQIAPN+. Por isso, vai exibir pela primeira vez no Estado o longa “Uýra – A Retomada da Floresta”. A produçãon tem a direção de Juliana Curi, no qual sessão gratuita nesta quarta (28).

A sinopse fala sobre Uýra, uma artista trans indígena, viaja pela floresta amazônica em uma jornada de autodescoberta usando performance art e mensagens ancestrais para ensinar jovens indígenas a enfrentar o racismo estrutural e a transfobia no Brasil. 

O documentário foi premiado em festivais como London Film Week, BendFilm Festival, L.A. Outfest e Frameline San Francisco International LGBTQ Film Festival, NewFest’s 34th annual New York LGBTQ+ Film Festival, NewFilmmakers Los Angeles, Melbourne Queer Film Festival, entre outros.

Confira, portanto, o trailer a seguir:

SERVIÇO

Rua Frei Miguelinho, 52 – Ribeira – Natal – RN – Brasil, CEP: 59012-180 

Telefone: (84) 3211-7710 

WhatsApp: (84) 98704-0265

Ingressos distribuídos 1 hora antes do início da Sessão (18h). 

28 de Junho 

Sessão Híbrida

Contemplado na Seleção Pública do Cine Natal 2022 da Prefeitura do Natal, a nova edição chega de forma híbrida com exibição de filmes no Espaço Cultural Casa da Ribeira e on-line na plataforma streaming TodesPlay (www.todesplay.com.br), parceira mais uma vez do projeto. 

A programação será 100% gratuita e uma das grandes novidades é abertura de chamada pública nacional para a seleção dos filmes que irão compor a Mostra de Curtas. Além dos filmes, o programa educativo do CineQueer 7 terá talks e workshops com foco na formação e protagonismo LGBTQ+ no Audiovisual. 

CineQueer nasceu em 2019 para celebrar os 50 anos de StoneWall, considerado o marco zero nas lutas pelos direitos civis LGBTQIA+. A ideia veio do Di Gatti, o projeto surgiu em parceria com o Espaço Cultural Casa da Ribeira, em Natal – RN. Entre sessões especiais, mostras on-line e presenciais aconteceram seis edições e exibiram 32 curtas e longas, além de atividades educativas como talks, bate-papos e workshops. 

Em 2021, o projeto foi contemplado na Lei Aldir Blanc e realizou um festival em plataforma streaming. Entre os longas já exibidos pelo CineQueer estão os premiados ‘Deserto Particular’, ‘Vento Seco’, ‘Bixa Travesty’, ‘Inferninho’, ‘Corpo Elétrico’, ‘Mães de Derick’ e ‘Tangerine’. 

A sétima edição veio pela Seleção Pública do Cine Natal 2022 da Prefeitura do Natal e terá formato híbrido. 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus