CineQueer entra em sua sétima edição e exibe o filme Uýra

CineQueer entra em sua sétima edição e exibe o filme Uýra

Compartilhe:

A Casa da Ribeira recebe a sétima do CineQueer 7, onde mostram cinemas voltados para questão LGBTQIAPN+. Por isso, vai exibir pela primeira vez no Estado o longa “Uýra – A Retomada da Floresta”. A produçãon tem a direção de Juliana Curi, no qual sessão gratuita nesta quarta (28).

A sinopse fala sobre Uýra, uma artista trans indígena, viaja pela floresta amazônica em uma jornada de autodescoberta usando performance art e mensagens ancestrais para ensinar jovens indígenas a enfrentar o racismo estrutural e a transfobia no Brasil. 

O documentário foi premiado em festivais como London Film Week, BendFilm Festival, L.A. Outfest e Frameline San Francisco International LGBTQ Film Festival, NewFest’s 34th annual New York LGBTQ+ Film Festival, NewFilmmakers Los Angeles, Melbourne Queer Film Festival, entre outros.

Confira, portanto, o trailer a seguir:

SERVIÇO

Rua Frei Miguelinho, 52 – Ribeira – Natal – RN – Brasil, CEP: 59012-180 

Telefone: (84) 3211-7710 

WhatsApp: (84) 98704-0265

Ingressos distribuídos 1 hora antes do início da Sessão (18h). 

28 de Junho 

Sessão Híbrida

Contemplado na Seleção Pública do Cine Natal 2022 da Prefeitura do Natal, a nova edição chega de forma híbrida com exibição de filmes no Espaço Cultural Casa da Ribeira e on-line na plataforma streaming TodesPlay (www.todesplay.com.br), parceira mais uma vez do projeto. 

A programação será 100% gratuita e uma das grandes novidades é abertura de chamada pública nacional para a seleção dos filmes que irão compor a Mostra de Curtas. Além dos filmes, o programa educativo do CineQueer 7 terá talks e workshops com foco na formação e protagonismo LGBTQ+ no Audiovisual. 

CineQueer nasceu em 2019 para celebrar os 50 anos de StoneWall, considerado o marco zero nas lutas pelos direitos civis LGBTQIA+. A ideia veio do Di Gatti, o projeto surgiu em parceria com o Espaço Cultural Casa da Ribeira, em Natal – RN. Entre sessões especiais, mostras on-line e presenciais aconteceram seis edições e exibiram 32 curtas e longas, além de atividades educativas como talks, bate-papos e workshops. 

Em 2021, o projeto foi contemplado na Lei Aldir Blanc e realizou um festival em plataforma streaming. Entre os longas já exibidos pelo CineQueer estão os premiados ‘Deserto Particular’, ‘Vento Seco’, ‘Bixa Travesty’, ‘Inferninho’, ‘Corpo Elétrico’, ‘Mães de Derick’ e ‘Tangerine’. 

A sétima edição veio pela Seleção Pública do Cine Natal 2022 da Prefeitura do Natal e terá formato híbrido. 


Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí