E esse mapa gigante de Natal?

E esse mapa gigante de Natal?

Compartilhe:

Na saída do museu da Rampa, a gente viu um mapa gigante sobre o chão do prédio histórico. A guia rapidamente disse que era o mapa de Natal. “Podem ficar em cima e localizem as suas casas”, disse brincando uma das guias do complexo. E realmente, achei a minha e outros visitantes também acharam. Além disso, mostra o contraste de uma Natal cheia de casas e prédios de um lado e, do outros, pontos inexplorados.

As atividades propõem de início o reconhecimento da própria localização do indivíduo com seu espaço subjetivo, familiar e social relacionado ao seu entorno cotidiano. É a partir do reconhecimento do patrimônio individual e subjetivo que se inicia a localização do patrimônio cultural e natural da cidade. Esta metodologia, quase que instantânea, desperta o sentimento de pertencimento corporal, emotivo, cultural, natural e espiritual com a cidade.

Isto faz parte de uma exposição itinerante, visto que faz parte do Projeto “De fora adentro”, no qual imprimiram um banner de 350 metros quadrados sobre o chão.

As pessoas caminham em cima podendo reconhecer a paisagem patrimonial cultural e natural da cidade. De acordo com a placa exposta na Rampa, o mapa busca despertar o sentimento de pertencimento e cuidado nas pessoas ao caminharem descalças pela cidade.

E confesso que foi uma felicidade achar coisas simples do meu cotidiano, como local de trabalho, casa, lugares que frequento e entre outras coisas. E que a minha memória fotográfica ficava boa, assim mostrando que podemos conhecer Natal sem precisar ter voado de helicóptero.

Desenvolvido pela UFRN

O objetivo do projeto é a criação e divulgação de produtos artístico-interativos, que proporcionem o reconhecimento-registro e a difusão do patrimônio cultural e natural de Natal.

O Projeto “De fora adentro” – Natal está vinculado ao NAC-UFRN (Núcleo de Arte e Cultura) e já esteve em vários outros pontos, como o campus de Natal da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e as atividades existem desde o ano passado.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí