Por muito tempo os potiguares transitavam de uma cidade a outra utilizando trens. Existiam rotas que saíam de Natal até Nova Cruz, que migrava para as cidades Paraibanas. Outras saíam de Mossoró para as cidades cearenses. E toda essa rota foi embora após a privatização dos trens interestaduais.
Para mostrar a grandiosidade desde caminho, achamos a rota de trens dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba nos anos 20, que encontrei no site da Biblioteca Nacional. A imagem pode ser vista logo abaixo e você pode ampliar o Mapa Ferroviário do RN.
E ainda existe trem?
Atualmente, existe apenas o Sistema de Trens Urbanos do Rio Grande do Norte. Operado em duas linhas ferroviárias com extensão total de 56,2 km, sendo a Linha Norte, que vai de Natal até Ceará-Mirim a maior. O trajeto tem 38,5 quilômetros de linha. Além disso, contém 13 estações e mais duas em planejamento. A segunda linha, por sua vez, é a Linha Sul com 17,7 km, vai de Natal a Parnamirim, com 10 estações em operação.
Além disso, o sistema é um braço da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Para saber mais sobre as linhas existentes, acesse, portanto, esta matéria aqui.
Gostou do conteúdo sobre o Mapa Ferroviário do RN? Compartilhe essa curiosidade para o máximo de pessoas.
Deixe um comentário