O primeiro registro do surf no RN foi em 1975

O primeiro registro do surf no RN foi em 1975

Compartilhe:

Surf no RN veio para Natal e algumas praias do RN em 1975, quando alguns surfistas começaram a se destacar. Entre eles estavam Luruca, Ronaldo, Barata, Albino, Lamartine, Sérgio, Hugo, Chico, Adolfo, Seu Brás e entre outros. Na época da reportagem de “O Poti”, o registro era de mais de 30 pessoas praticando o esporte que era a novidade do verão. Principalmente na Praia dos Artistas.

O texto do jornalista Ricardo Rosado traz um tom de um texto como se “fosse algo de outro mundo”, que mudaria para sempre a vida dos natalenses. No entanto, a matéria conseguiu contar um pouco da história da prática do esporte no ano de 1975.

O Seu Brás disse em entrevista que “se sente como um peixe” ao navegar pelas ondas. Já o Luruca e Lamartine comentaram de um hábito, que existe até hoje dos natalenses, sobre o fato de que o melhor horário para praticar o esporte é das 05h às 17 horas.

Além disso, o jornalista destacou a descoberta da praia de Baía Formosa pelos surfistas, onde futuramente iria ser celeiros de grandes esportistas, como Ítalo Ferreira, que ganhou medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

O começo

De acordo com o jornalista:

“Tudo começou em janeiro de 1974, quando um jovem trouxe para Natal uma prancha maior do que as aqui existentes de isopor e com uma diferença fundamental: estaria sendo utilizada de pé”. “

Materiais do Surf no RN vinham do Rio de Janeiro

Na época, poucas lojas potiguares vendiam artigos esportivos para o esporte. Logo, eles tinham que trazer o material diretamente do Rio de Janeiro. “Os adeptos de surf em Natal adquirem suas pranchas no Rio de Janeiro, a exemplo da parafina, utilizada para não escorregar o corpo da prancha e conservá-la”, disse a reportagem.

Você pode ler também:  Natalenses comentam o aumento da passagem de ônibus

Entretanto, algumas marcas potiguares estavam começando a fabricar. E, para saber as informações, eles comprovam as revistas especializadas. Sem contar que na época, todos os entrevistados garantiram amizade: “É só botar uma prancha fora e chegar para curtir a praia.”.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí