Brechando/brechadas / Uma registro de Vinícius e Toquinho em Natal

Uma registro de Vinícius e Toquinho em Natal

Vinícius e Toquinho em Natal

A foto acima mostra um momento de descontração de Vinícius de Morais e Toquinho em Natal, mês de outubro, no ano de 1974, quando estiveram na cidade para o concerto, que aconteceu no Teatro Alberto Maranhão. Além disso, a apresentação também tinha a participação do Quarteto em Cy. No dia da apresentação, o Vinícius passou…

Compartilhe:
A foto acima mostra um momento de descontração de Vinícius de Morais e Toquinho em Natal, mês de outubro, no ano de 1974, quando estiveram na cidade para o concerto, que aconteceu no Teatro Alberto Maranhão. Além disso, a apresentação também tinha a participação do Quarteto em Cy. No dia da apresentação, o Vinícius passou mal e não pode se apresentar. Não houve outros registros de Vinícius e Toquinho em Natal posteriormente.  Achamos esta imagem no insta “Natal Nostálgica“. A foto de Pedro Neto mostra que os artistas estiveram hospedados em uma casa no bairro de Ponta Negra, visto que, na época, era próximo da praia e era um local longe das badalações do centro. Além de Natal, eles também se apresentaram em Recife. A imagem mostra um pouco da vida boêmia do poeta, com cigarro na mão e várias latas de cervejas postas na mesinha de centro. Sem contar que estavam com muitas pessoas em volta.

A turnê de Vinícius e Toquinho acontecia no Brasil inteiro

A parceria Vinícius/Toquinho excursionou por várias cidades brasileiras e também pelo exterior. Ainda em 1971, a dupla lançou seu primeiro LP de estúdio, com destaque para “Maria Vai com as Outras”, “Morena Flor”, “A Rosa Desfolhada” e “Testamento”. Além disso, no ano de 1972, eles lançaram o álbum “São Demais os Perigos Dessa Vida”, no qual conta com  “Cotidiano nº 2”, “Para Viver Um Grande Amor” e “Regra três”. Com Toquinho, por conseguinte, também compôs a trilha sonora da telenovela “Nossa Filha Gabriela” (da extinta TV Tupi), registrada em disco naquele mesmo ano. No ano seguinte, 1973, a dupla se apresentou no show “O Poeta, a Moça e o Violão”. A apresentação foi com a cantora Clara Nunes no Teatro Castro Alves, em Salvador. Em 1974, lançou o álbum Toquinho, Vinicius e Amigos. Ainda naquele ano, a dupla lançou “Vinicius e Toquinho”, quarto álbum de estúdio da parceria, uma vez que trazia composições de autoria deles, como “Samba do Jato”, “Sem Medo” e “Tudo Na Mais Santa Paz”, e ainda “Samba pra Vinicius”, homenagem ao poetinha de Toquinho e Chico Buarque, que fez uma participação especial no disco.  

Sobre a dupla

Ainda nesse ano, Vinícius de Moraes o convidou para participar de espetáculos em Buenos Aires, na Argentina. A dupla durou em torno de 11 anos e resultou em 120 canções, 25 discos e mais de mil espetáculos. Entre as composições da parceria destacam-se: “O Bem-amado”, “Como dizia o poeta”, “Carta ao Tom 74”, entre outras. Toquinho foi muito amigo de Vinícius de Moraes. Ele estava no momento da morte do eterno parceiro em 1980, quando o poeta faleceu após passar mal no banho.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus