Esta foto é de Fernando Góes Filho no anos 90 e mostra o final da Avenida Romualdo Galvão, em direção a Tirol e Petrópolis. A via ainda nem tinha asfalto, apenas de terra batida e alguns terrenos em volta, apenas um prédio ao redor e poucas casas. Entretanto, um detalhe que ninguém viu: Cadê a Praça Augusto Leite?
Além disso, a fotografia foi publicada inicialmente no grupo Fatos e Fotos de Natal e compartilhada nesta página. O prédio ao fundo não dá para ser visto neste ângulo, mas é o Edifício Nivelles, na avenida Afonso Pena.
Para descrever a imagem acima do título, esta parte da Avenida Romualdo Galvão mudou totalmente. O terreno da frente futuramente seria a Praça Augusto Leite, uma das principais áreas de lazer do Tirol.
Hoje esse espaço está ocupado por bancos, lugares para caminhar, quadra, academia da terceira idade e dentre outros equipamentos.
Pesquisando no Google, eu achei as transformações desta parte da via na década de 2020.
Como vocês podem perceber a Praça Augusto Leite não modificou na década de 2010. Em 2020, a Praça se encontra deste mesmo jeitinho. Veja a seguir:
Afinal quem é Romualdo Galvão?
Tem umas ruas de Natal que a gente não sabe de jeito nenhum quem foi o homenageado. Muito menos se fez alguma coisa pela capital do Rio Grande do Norte. Falamos sobre quem era Salgado Filho, que, por sua vez, é nome de uma das principais avenidas da cidade. Mas, até hoje não sabemos quem foi Romualdo Galvão. Bem…hoje vamos acabar com isso e explicar quem foi esta pessoa que é nome de uma das principais ruas, que liga os bairros de Lagoa Nova e Tirol, além de ser extremamente comercial.
Primeiramente, Romualdo Galvão foi ex-prefeito de Natal e também de Mossoró. Na verdade, ele foi o quarto Chefe do Executivo Municipal da cidade natalense, quando surgiu a República do Brasil. Ele ficou no cargo entre 31 de agosto de 1904 até 1 de janeiro de 1916.
Mais detalhes, você pode conferir neste link aqui.
Deixe um comentário