Brechando/Cidades / Assim como Natal, Nova Iorque já foi Nova Amsterdã

Assim como Natal, Nova Iorque já foi Nova Amsterdã

Nova Amsterdã

A Invasão Holandesa no Brasil deixou alguns rastros no Rio Grande do Norte. Exemplo disso que Natal se transformou por um bom tempo a Nova Amsterdã. Mas, você sabia que Nova Iorque também foi chamada assim? Temos em comum com a maior metrópole do mundo. Quando pensamos em invasão holandesa, pensamos nos Mártires. Mas, a…

Compartilhe:

A Invasão Holandesa no Brasil deixou alguns rastros no Rio Grande do Norte. Exemplo disso que Natal se transformou por um bom tempo a Nova Amsterdã. Mas, você sabia que Nova Iorque também foi chamada assim? Temos em comum com a maior metrópole do mundo.

Quando pensamos em invasão holandesa, pensamos nos Mártires. Mas, a história é um pouco mais complexa.

Com uma ideia parecida com Alexandre da Macedônia, os holandeses resolveram colonizar os povos do então Novo Mundo. Por isso, todo território que invadia eles colocavam o nome de Nova Amsterdã, referenciando à capital dos Países Baixos.

Nova Amsterdã de Nova Iorque

Os holandeses se instalaram na ilha de Manhattan em 1625 e lá tornou-se a maior comunidade holandesa, onde durou

A cidade foi fundada em 1625 pela Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais, na ilha de Manhattan, um local estrategicamente posicionado, com o objetivo de defender o acesso fluvial para o comércio de peles no vale do Rio Hudson. Isso aconteceu oito anos antes do surgimento da versão potiguar.

Foi o maior assentamento neerlandês na América do Norte, a capital dos Novos Países Baixos, permanecendo sob controle neerlandês até 1664, quando foi capturada pelos britânicos. Embora os neerlandeses tenham reassumido o controle de Nova Amsterdã em 1673, os britânicos recuperaram o assentamento no ano seguinte, pelos termos do Tratado de Westminster, renomeando para Nova Iorque.

Enquanto em Natal eles ficaram de 1633 a 1654. Ou seja, 21 anos. Já a Nova Amsterdã Nova Iorquina durou mais tempo, quase 50 anos.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus