Home/Cidades / Expectativa para 2ª parte da reabertura do comércio é dia 15

Expectativa para 2ª parte da reabertura do comércio é dia 15

O retorno do comércio está sendo feito de forma gradual, embora os municípios de Natal e Mossoró estão descomprimido o Decreto do Estado

Compartilhe:

O início da fração 2 da fase 1 do Cronograma de Retomada Gradual Responsável das Atividades Econômicas, que aconteceria nesta quarta (8), foi adiada para o próximo dia 15. O adiamento foi formalizado no Diário Oficial do Estado (DOE) e prevê que a Fração 2 da Fase 1 será executada concomitantemente com a Fração 1 da Fase 2, prevista para iniciar em 15 de julho, se a situação epidemiológica permitir.

O secretário adjunto de Saúde Pública do RN, Petrônio Spinelli na coletiva de imprensa realizada no final da manhã avaliou o momento da pandemia do novo coronavírus como “delicado, com avanços e riscos. Houve avanços positivos como a redução na pressão por leitos de UTI, a abertura de novas UTIs e a redução na taxa de transmissibilidade. Mas há risco muito alto porque não atingimos a redução necessária na ocupação de leitos para 80%”.

Adiamento da segunda fração da primeira fase da abertura do comércio

Na coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (7), a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, anunciou que a segunda parte da primeira fase da abertura do comércio estará suspensa, uma vez que o número de leitos de UTI na rede pública de saúde ainda não diminuiu. Até o momento, 92% dos leitos estão ocupados.“Agora contamos com um bom senso dos prefeitos do Rio Grande do Norte em proteger a população”, disse Fátima em coletiva de imprensa.

Prefeitura de Natal e Mossoro abriram as lojas

Nesta quarta-feira (8)restaurantes e Food Trucks de até 300 metros quadrados, com porta para ruas. Várias cidades resolveram desobedecer o Decreto Estadual, como Natal e Mossoró.Além disso, lojas de departamento, eletrodomésticos, colchões, roupas, móveis e outras acima de 300 metros quadrados poderiam abrir. No entanto, abriram apenas poucas lojas e recentemente permitiu a volta dos cultos e missas, além de outras práticas religiosas.

Abertura começou, com isolamento normal e muita placas de aluga-se em pontos comerciais

Na semana passada, o Brechando visitou os principais centros do Comércio de Natal, que fica no bairro do Alecrim e Cidade Alta.  O primeiro citado já apresentava aglomerações, conforme foi apresentado nos três vídeos anteriores que mostramos o movimento das ruas na quarentena.  Mas, uma coisa me chamou atenção: o aumento de placa de aluga-se.Na visita desta quinta-feira (02), o Brechando viu aglomerações em maior escala na região do Camelódromo e nas principais ruas do Alecrim. Além disso, vimos muitos pontos comerciais com placa de aluga-se, principalmente em lojas que poderiam abrir. Sem contar do intenso trânsito.Na Cidade Alta, o movimento foi maior nas agências bancárias e também na rua Ulisses Caldas, onde tem bastante ótica. Já na rua Princesa Isabel, apesar de muitos carros estacionados, as únicas lojas que estavam abertas eram armarinhos e lojas de som, sendo que o movimento bem menor do que Alecrim.

O movimento maior era no Alecrim

Em ambos os bairros o que era comum em se ver pessoas circulando apenas em lojas maiores, ignorando o pequeno comércio. Essa atitude será mais visível na semana que vem, quando os serviços de eletrodomésticos e departamentos voltarão a funcionar. Então será a prova real se o Governo do Estado acertou ou errou, colocando em risco uma possível rejeição e não-releição da Governadora Fátima Bezerra.Em sete minutos de vídeo, você pode ver como estava o movimento e tire as suas próprias conclusões.Confira o vídeo a seguir:O isolamento social nesta quinta é de 39,4% ou seja abaixo dos 40%, apesar de está um pouco (bem pouco) da média brasileira, que é 39% cravado, e São Paulo, onde tem o maior número de casos. Até o dia 02 de julho, a Secretaria do Estado da Saúde Pública do RN registrou  32.578 contaminados e 1905 pessoas em óbito.Não se esqueça de seguir o canal do Brechando no You Tube para assistir a versão em vídeo do nosso site.

Como está sendo feito a abertura do comércio

A abertura do comércio divide opiniões, uma vez que entidades empresariais, como Fecomércio, estava pressionando para o retorno das atividades, apesar de que o Estado só chegou no seu pico de infecção da pandemia do Covid-19 apenas em junho e há poucos leitos de UTI na Saúde Pública.

Governo divulgou as outras fases da abertura

Fase 2 (15 a 28/07):Primeira Fração (15/07): Academias abertas (sem uso de ar condicionado).Segunda Fração (22/07):  Centros comerciais e galerias (sem ar condicionado). Primeira fração (29/07):  Alimentação II (Bares e restaurantes (maiores que 300m²)).Segunda fração (05/08):  Academias em funcionamento com uso de ar condicionado; Shoppings Centers (com ar condicionado)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus