Brechando/Utilidade Pública / Como cuidar da saúde mental com a pandemia do Coronavírus

Como cuidar da saúde mental com a pandemia do Coronavírus

Coronavírus

O Coronavírus está causando medo e pânico em boa parte da população. Neste momento várias pessoas estão em suas casas de quarentena para tentar prevenir a sua saúde contra uma possível infecção. Apesar de seguros, os noticiários não param de chegar com diversas notícias de novas infecções e mortes e mostrando os prejuízos socioecônimcos, deixando…

Compartilhe:

O Coronavírus está causando medo e pânico em boa parte da população. Neste momento várias pessoas estão em suas casas de quarentena para tentar prevenir a sua saúde contra uma possível infecção. Apesar de seguros, os noticiários não param de chegar com diversas notícias de novas infecções e mortes e mostrando os prejuízos socioecônimcos, deixando muita gente ansiosa e depressiva neste momento.

E agora, eu tenho uma saúde mental debilitada, o que vou fazer ? Vou parar o meu tratamento contra depressão ? Como será a minha terapia? Sabendo disso várias clínicas de psicologia e psiquiatria estão montando um material próprio para dar dicas para aqueles que precisam de uma ajuda neste momento e é recomendado a não parar o tratamento. A recomendação da Organização Mundial de Saúde é sair de casa apenas para comprar mantimentos e fazer consultas médicas já marcadas e com necessidade de urgência.

Por isso, o Brechando achou um infográfico do Instituto Vita Alere para como proteger a sua saúde mental e usar seu lar como ambiente de segurança.

Confira o infográfico do instituto para prevenir a saúde mental neste período de pandemia do Coronavírus:

Coronavírus

Sobre o Instituto Vita Alere

O Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio foi fundada em 2009 e é formada por um grupo de especialistas que trabalham com a prevenção de suicídio. O local é usado para pesquisa e acolhimento para pessoas com depressão ou parentes de vítimas de suicídio. Lá existe tratamento, discussão, produção literária e curso de prevenção. O objetivo é cuidar e nutrir aquelas pessoas que precisam de necessidade. A intenção é diminuir os números alarmantes do suicídio, para acolher os sobreviventes e habilitar profissionais para o manejo da temática árdua e intrigante do suicídio.

Hoje o Instituto é associado ao IASP (International Association for Suicide Prevention ou Associação Internacional de Prevenção do Suicídio) onde faz parte da Força Tarefa de Posvenção.

Trouxe para o Brasil o projeto “Colcha da Memória Viva” e é o único Instituto do país que realiza em parceria com a AFSP (American Foundation for Suicide Prevention ou Fundação Americana de Prevenção do Suicídio) o Dia Internacional dos Sobreviventes Enlutados pelo Suicídio.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus