Obama está na UFRN e vamos contar essa história

Obama está na UFRN e vamos contar essa história

Compartilhe:

Quando pensamos no nome Obama, pensamos no ex-presidente dos Estados Unidos, Barrack Obama, mas dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) existe um projeto de mesmo nome, dentro do Instituto Metrópole Digital (IMD), órgão da instituição de ensino que reúne cursos técnicos e de graduação voltados para área de informática. O Obama na UFRN é uma sigla para Objetos de Aprendizagem para Matemática e reúne um grupo de professores e alunos.

A equipe responsável pela plataforma online que dispõe de mais de 500 objetos de aprendizagem para Matemática classificados a partir de aspectos técnicos e pedagógicos e um ambiente para produção colaborativa de planos de aula. Ou seja, você pode aprender o melhor da matemática, brincando, sem precisar decorar aquela tabuada chata (pelo menos para mim).  Além disso, ajuda aos professores a ter um plano de aula para ensinar essa matéria de uma forma mais divertida e dinâmica.

O projeto é um fruto de pesquisa científica e de desenvolvimento que culminou com a reestruturação de um repositório de objetos de aprendizagem (OA) para o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. O Obama na UFRN é feito a partir de critérios pedagógicos e técnicos, como conteúdos explorados e habilidades que podem ser desenvolvidas e plataforma de funcionamento (desktop ou mobile).

“Além do desenvolvimento do repositório para ajudar professores da Educação Básica a encontrar recurso educativos digitais para diversificar as estratégias de ensino de Matemática em sala de aula, o Obama intenciona formar docentes para a busca, utilização e integração dos OA em processos de ensino e aprendizagem. Em projetos futuros, espera-se que forneça elementos para justificar o desenvolvimento de outros recursos dessa natureza”, descreve o Obama em sua página no Facebook.

Você pode ler também:  Reação de potiguar em chá de revelação viraliza nas redes sociais
Obama na UFRN
Equipe que faz parte do Obama

Conta com uma equipe interdisciplinar, composta por alunos e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que contribui para que o repositório atenda aspectos inerentes a interseção entre a área de Tecnologia da Informação (TI) e Educação. Além de professores do Instituto Metrópole Digital (IMD), estão entre os membros da equipe, alunos das Licenciaturas em Pedagogia e Matemática e do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI). O repositório foi inicialmente concebido no Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), sob a coordenação do Prof. Dr. Dennys Leite Maia. Com a reestruturação, o OBAMA passa a integrar as ações do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos de Informática na Educação (GIIfE), da UFRN.

Os recursos educativos digitais disponibilizados no OBAMA, sejam OA ou apps para dispositivos móveis, além de possuírem objetivos pedagógicos claro e definidos, estão licenciados sob licenças livres e criativas, como Creative Commons, que permite o uso irrestrito de recursos digitais, desde que sejam citadas as fontes e a autoria da produção ou outras licenças livres.

Para conhecer os jogos do Obama, acesse este site.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí