Brechando/Artistas Potiguares / Fotógrafa registra lixos de casas em Natal e cria exposição

Fotógrafa registra lixos de casas em Natal e cria exposição

O que não é mais utilizado, a gente joga no lixo.  A última palavra citada vem do latim lix, que significa cinza.Antigamente na Europa a maioria dos resíduos domésticos vinham do fogão e da lareira, eram restos de lenha, carvão e cinzas.  Hoje, ela pode explicar o que uma casa pode consumir e que cada lixo…

Compartilhe:

O que não é mais utilizado, a gente joga no lixo.  A última palavra citada vem do latim lix, que significa cinza.Antigamente na Europa a maioria dos resíduos domésticos vinham do fogão e da lareira, eram restos de lenha, carvão e cinzas.  Hoje, ela pode explicar o que uma casa pode consumir e que cada lixo pode explicar os gostos de uma família. Esta é a proposta da fotógrafa Elisa Elsie, no qual fez um trabalho chamado Refugo.

Tudo começou quando Elisa ainda morava em Ponta Negra e começou a coletar o lixo das ruas das casas e fotografou o que eles consumiam. O questionamento é:  Cestos, latas e sacolas abarrotadas de refugo humano ou somos nós humanos refugados lutando por um mundo limpo?

Confira algumas fotos deste projeto:

Anos depois, enquanto fazia residência artística na cidade de Nova Iorque, Elisa continuou o trabalho do Refugo e juntando estes dois momentos o trabalho estará em exposição na galeria Sesc, localizada no bairro de Cidade Alta, nesta terça-feira (20), a partir das 19h30.

A mostra é uma iniciativa do Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), em comemoração aos 70 anos da instituição, e fica em cartaz até o dia 19 de julho, com entrada gratuita.

A obra cataloga, organiza, evidencia e resgata memórias, por meio de fotografias e outros recursos, os restos descartados nas ruas da cidade.

Ao todo, serão apresentadas 19 obras, dispostas em mosaicos dípticos ou individuais. O objetivo do projeto é despertar curiosidade do espectador pelo que normalmente está oculto. Ao longo da exposição, o visitante poderá vincular a fachada das casas e seus respectivos lixos – organizados e fotografados em estúdio – de acordo com seu repertório imagético e pessoal.

Escolas interessadas em agendar visitas guiadas poderão fazê-lo por meio do telefone (84) 3133-0360. Caso optem pelo Combo Cultural, a visita inclui sessão de cinema com o CineSesc e acesso à biblioteca da unidade.

Veja o cartaz a seguir:

Sobre a Galeria Sesc

Em sua terceira edição, o projeto Galeria Sesc selecionou seis trabalhos de artistas potiguares para exposições no Sesc Cidade Alta, unidade localizada em Natal. Foram escolhidos para expor este ano entre março e dezembro: “Pelo Pescoço” de Daniel Torres; “Olhar mais atento”, do coletivo Urban Sketchers Natal; “Refugo”, de Elisa Elsie; “Caixa de lápis”, de Assis Costa; “Arremedos”, de Natã Ferreira; e “Duna: a busca de um si a que pertencer”, de Mariana do Vale. Cada selecionado receberá um prêmio no valor de R$ 2.300 brutos.

Além do cachê, o Sesc disponibiliza recursos técnicos e financeiros para a produção das exposições, assessoria em arte-educação e mediação cultural, totalizando R$ 48 mil investidos.

A Galeria Sesc é o único espaço cultural de Natal que conta com mediadores em arte visuais durante o período das exposições. Os profissionais desenvolvem o papel de elo entre o público visitante e as obras de artes. Além de contextualizar o expectador sobre a exposição, o profissional desenvolve ações de arte-educação com o público, incluindo grupos escolares.

Serviço:

O quê? Galeria Sesc apresenta exposição “Refugo”

Vernissage? 20 de junho (terça-feira) | 19h30

Período da exposição? De 21 de junho a 19 de julho, das 9h às 19h (exceto finais de semana e feriados)

Onde? Sesc Cidade Alta (Rua Coronel Bezerra, 33, Cidade Alta)

Agendamento escolar? Escolas interessadas devem ligar para (84) 3133-0360

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus