Brechando/Cidades / Salgado Filho x Prudente de Morais: Qual é a via mais extensa de Natal?

Salgado Filho x Prudente de Morais: Qual é a via mais extensa de Natal?

Natal tem 46 avenidas, cujas principais são: Avenida Prudente de Morais, Senador Dinarte Mariz (Via Costeira), Salgado Filho, Bernardo Vieira, Rio Branco, Tomaz Ladim, e João Medeiros Filho. Nessas citadas contam com a maior circulação de carros e que liga as quatro zonas Urbanas da capital potiguar. Mas, quais dessas é a maior avenida da…

Compartilhe:

Natal tem 46 avenidas, cujas principais são: Avenida Prudente de Morais, Senador Dinarte Mariz (Via Costeira), Salgado Filho, Bernardo Vieira, Rio Branco, Tomaz Ladim, e João Medeiros Filho. Nessas citadas contam com a maior circulação de carros e que liga as quatro zonas Urbanas da capital potiguar. Mas, quais dessas é a maior avenida da capital do Rio Grande do Norte?

Utilizando o Google Maps, pesquisamos que a Avenida Prudente de Morais é a maior via da cidade e não a Senador Salgado Filho. Na primeira avenida citada concentram-se vários estabelecimentos comerciais, como o Hiper Bompreço Natal, desportivos, como o Arena das Dunas e o finado Kartódromo de Natal, e cívicos, como a Praça Pedro Velho (mais conhecida como Praça Cívica).

O nome da avenida homenageia Prudente de Morais, presidente da República do Brasil de 1894 a 1898. A mesma avenida possui nome diferente no trecho entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Seridó, no bairro de Petrópolis, chamando-se neste ponto de avenida Nilo Peçanha, que é a menor via da cidade, em homenagem ao presidente do Brasil nos anos de 1909 a 1910. Nesta faixa possui edificações importantes de Natal, como o Hospital Universitário Onofre Lopes e a Maternidade Escola Januário Cicco, ambas de propriedade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ainda, no trecho entre a avenida da Integração (no bairro Candelária) e a avenida dos Xavantes (no bairro Pitimbu), chama-se avenida Prefeito Omar O’Grady, em homenagem ao prefeito de Natal nos anos de 1924 a 1930, mas todo mundo a conhece como prolongamento da Prudente de Morais. Nesta parte da avenida, destacam-se a sede do SEST e SENAT Natal e o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. O final da avenida fica na entrada do conjunto de Emaús, no município de Parnamirim.

Contando a Nilo Peçanha com a Omar O’Grady, a Prudente de Morais tem 15 quilômetros de extensão.

A Salgado Filho começa parte da BR-101, próximo do Viaduto de Parnamirim e termina no cruzamento da Avenida Alexandrino de Alencar, onde se inicia a Avenida Hermes da Fonseca, como falamos nesta reportagem. Se contasse com a Hermes da Fonseca, a extensão ficaria igual.

Portanto, será que temos um empate técnico?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus