Brechando/Curiosidades / Unidade de doação de sangue está no IMD, saiba mais

Unidade de doação de sangue está no IMD, saiba mais

A partir desta terça (8), uma unidade móvel de doar sangue do Hemocentro estará estacionada no Instituto Metrópole Digital (IMD). O trailer ficará na região entre os dias 8, 9 e 10 de novembro, sempre nos horários das 8 às 16 horas. Mas, aonde fica este prédio? Dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte…

Compartilhe:

A partir desta terça (8), uma unidade móvel de doar sangue do Hemocentro estará estacionada no Instituto Metrópole Digital (IMD). O trailer ficará na região entre os dias 8, 9 e 10 de novembro, sempre nos horários das 8 às 16 horas. Mas, aonde fica este prédio? Dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no bairro de Lagoa Nova, próximo da Residência Universitária e do Clube da Caern.

Apesar do foco da campanha é estimular a doação dos estudantes que ficam dentro do prédio do IMD, mas os estudantes de outros departamentos da universidade, funcionários e o pessoal que não tem alguma ligação com a UFRN podem ir ao estacionamento e realizar este ato de solidariedade.

Sabia que doando sangue você pode ajudar muita gente a sobreviver de acidentes automobilísticos, doenças, cirurgiados e dentre outras coisas? As atividades fazem parte da campanha do projeto Sangue Universitário, que está em sua oitava edição.

O projeto começou em 2014 dentro da UFRN, feita por alguns estudantes. Após o sucesso da primeira iniciativa, eles realizaram outras atividades, como o cadastramento de doadores voluntários de medula óssea.

Há dois anos a ação se tornou um Projeto de Extensão.

Como faz para doar sangue?

Permanecer pelo menos 15 minutos no local para observação;
Não fumar na 1ª hora após a doação;
Tomar bastante líquidos (ex.: água, suco, chá);
Evitar atividades físicas vigorosas ou que coloquem em risco a sua segurança e a de outros nas próximas 12 horas;
Evitar utilizar intensamente o braço onde foi realizada a punção;
Comunicar o Serviço de Hemoterapia caso você queira informar algo que omitiu na entrevista ou achar que seu sangue pode ser prejudicial a outra pessoa;
Procurar o Serviço de Hemoterapia caso apresente qualquer problema que você ache que possa estar relacionado com a doação;
Respeitar o intervalo mínimo entre as doações: 2 meses para o homem e 3 meses para a mulher;

O sangue funciona como um transportador de substâncias de extrema importância para o funcionamento do corpo. Além disso, quase toda a defesa do organismo está concentrada nele. É um tecido de extrema importância para o funcionamento da máquina humana e não pode ser substituído por nenhum outro líquido. Por este motivo a doação é tão importante.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade, ainda sofre uma queda alarmante durante o inverno e as férias, períodos em quem os hemocentros são praticamente obrigados a operar com menos que o mínimo necessário.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus

toggle icon