A partir desta terça (8), uma unidade móvel de doar sangue do Hemocentro estará estacionada no Instituto Metrópole Digital (IMD). O trailer ficará na região entre os dias 8, 9 e 10 de novembro, sempre nos horários das 8 às 16 horas. Mas, aonde fica este prédio? Dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no bairro de Lagoa Nova, próximo da Residência Universitária e do Clube da Caern.
Apesar do foco da campanha é estimular a doação dos estudantes que ficam dentro do prédio do IMD, mas os estudantes de outros departamentos da universidade, funcionários e o pessoal que não tem alguma ligação com a UFRN podem ir ao estacionamento e realizar este ato de solidariedade.
Sabia que doando sangue você pode ajudar muita gente a sobreviver de acidentes automobilísticos, doenças, cirurgiados e dentre outras coisas? As atividades fazem parte da campanha do projeto Sangue Universitário, que está em sua oitava edição.
O projeto começou em 2014 dentro da UFRN, feita por alguns estudantes. Após o sucesso da primeira iniciativa, eles realizaram outras atividades, como o cadastramento de doadores voluntários de medula óssea.
Há dois anos a ação se tornou um Projeto de Extensão.
Como faz para doar sangue?
Permanecer pelo menos 15 minutos no local para observação;
Não fumar na 1ª hora após a doação;
Tomar bastante líquidos (ex.: água, suco, chá);
Evitar atividades físicas vigorosas ou que coloquem em risco a sua segurança e a de outros nas próximas 12 horas;
Evitar utilizar intensamente o braço onde foi realizada a punção;
Comunicar o Serviço de Hemoterapia caso você queira informar algo que omitiu na entrevista ou achar que seu sangue pode ser prejudicial a outra pessoa;
Procurar o Serviço de Hemoterapia caso apresente qualquer problema que você ache que possa estar relacionado com a doação;
Respeitar o intervalo mínimo entre as doações: 2 meses para o homem e 3 meses para a mulher;
O sangue funciona como um transportador de substâncias de extrema importância para o funcionamento do corpo. Além disso, quase toda a defesa do organismo está concentrada nele. É um tecido de extrema importância para o funcionamento da máquina humana e não pode ser substituído por nenhum outro líquido. Por este motivo a doação é tão importante.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade, ainda sofre uma queda alarmante durante o inverno e as férias, períodos em quem os hemocentros são praticamente obrigados a operar com menos que o mínimo necessário.
Deixe um comentário