Rolando votação popular no Senado sobre PEC 241

Rolando votação popular no Senado sobre PEC 241

Compartilhe:

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 foi aprovada em outubro pela Câmara dos Deputados e agora está no Senado. Mas, e agora qual o destino dela? Depois que o presidente da Câmara, no caso Rodrigo Maia, encaminhou para o Senado e lá esta proposta mudou de nome. Agora, ela se chama PEC 55.

Para saber mais o andamento é só clicar neste link.

Ao mesmo tempo, o Senado está fazendo uma consulta popular para saber como está a votação, que até o momento o “Não” está ganhando com 319 mil contra 20 mil  daqueles que querem a sua aprovação.

Neste momento, ela está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (Secretaria de Apoio à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania).

Durante o período que ainda estava em exercício, o presidente Michel Temer (PMDB) criou a PEC, no qual atualmente está na Câmara dos Deputados. Muita gente está perdida e quer saber o que ele quer com isso. Na verdade, a ideia é criar um Novo Regime Fiscal, que vai atingir todas as esferas da federação.

A lei propõe que será fixado, para cada exercício, limite individualizado para a despesa primária total do Poder Executivo, do Poder Judiciário, do Poder Legislativo, inclusive o Tribunal de Contas da União, do Ministério Público da União e da Defensoria Pública da União. Esse limite deve manter durante 20 anos.

A mudança já começaria no ano que vem, quando os valores das despesas primárias seria corrigida de acordo com a inflação (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA) de janeiro a dezembro de 2016. Aí no de 2018, este valor seria corrigido com a inflação de 2017 e assim por diante até completar esses 20 anos.

Você pode ler também:  Cadeia de Natal já foi localizada na Praça André de Albuquerque

O motivo para isso seria uma forma de ajustar a elaboração e aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual, a estimativa proposta pelo Poder Executivo.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí